Fernando Couto
Fernando Couto

A impetuosidade que conferia ao seu futebol, afirmando-se de forma autoritária perante os avançados contrários não beliscava a forma majestosa com que tratava a bola. Foi, ao longo de 14 anos, o “patrão” da defesa da Seleção Nacional e teve uma carreira repleta de sucessos e títulos – 23.

Ler mais
Pedro Gomes
Pedro Gomes

Marcou os dois únicos golos da sua carreira no espaço de duas semanas, mas não é isso que faz a história de um dos melhores laterais de sempre do futebol português. O SJPF revisita a vida de Pedro Gomes.

Ler mais
Matateu
Matateu

O nome Sebastião Lucas da Fonseca pouco dirá a muitos, mas se falarmos de Matateu o caso muda de figura. São muitos os que afirmam, sem medos, que melhor que ele só Eusébio.

Ler mais
Vítor Baptista
Vítor Baptista

Nasceu na miséria e a ela regressou antes da morte. Pelo meio, uma carreira futebolística das mais emblemáticas do futebol nacional. Vítor Baptista era “o maior”.

Ler mais
Pauleta
Pauleta

Com 47 golos, em 88 jogos, é ainda o melhor marcador da história da seleção nacional. Curiosamente nunca jogou na Primeira Divisão em Portugal. Atingiu o estrelato nas ligas de Espanha e França. É o Ciclone dos Açores.

Ler mais
Luís Figo
Luís Figo

Foi o segundo Bola de Ouro português a seguir a Eusébio. Deu os primeiros toques n’Os Pastilhas, um clube de bairro na Cova da Piedade, no concelho de Almada.

Ler mais
Augusto Inácio
Augusto Inácio

Formado no Sporting, alcançou a glória europeia no FC Porto. Já como treinador devolveu o título nacional ao Sporting após 18 anos de jejum. Falamos de Augusto Inácio, um dos melhores defesas laterais da história do futebol português.

Ler mais
José Travaços
José Travaços

Integrou os Cinco Violinos, famosa linha avançada do Sporting que espalhou classe pelos relvados nas décadas de 40 e 50. Travaços ficou ainda conhecido como o Zé da Europa por ter sido em 1955 o primeiro futebolista português a integrar a selecção[...].

Ler mais
Mário Coluna
Mário Coluna

Monstro Sagrado, o Senhor Coluna ou o Didi da Europa. Foi assim que Mário Coluna ficou conhecido na história do futebol português e mundial. Um jogador que jogava e fazia jogar. Um dos melhores futebolistas de todos os tempos. Mário Esteves Coluna[...].

Ler mais
António Sousa
António Sousa

António Augusto Gomes Sousa nasceu a 28 de Abril de 1957, em São João da Madeira. Começou a dar os primeiros pontapés na Sanjoanense, o clube da terra. Aos 16 anos ascendeu à equipa principal e em 1975 mudou-se para o Beira-mar. No clube aveirense[...].

Ler mais
António Oliveira
António Oliveira

Nascido a 10 de Junho de 1952, em Penafiel, Oliveira começou a jogar futebol federado no FC Porto. Tinha 15 anos de idade. Desde logo se viu que era um talento. Com apenas 17 anos foi chamado à equipa principal, então orientada pelo brasileiro Paulo[...].

Ler mais
Artur Correia
Artur Correia

“Comigo, ou passava a bola ou passava o homem… os dois, não”, disse Artur, um dia. Quando tinha apenas 30 anos de idade, e depois de já ter ganho seis campeonatos nacionais (cinco pelo Benfica e um pelo Sporting), sofreu um AVC.[...].

Ler mais