Jogamos o Mesmo Jogo

Caracterização

A campanha “Em Campo Jogamos o Mesmo Jogo” é uma acção que reúne os três grandes protagonistas do desporto-rei (jogadores, árbitros e treinadores), envolvendo os clubes da Primeira e Segunda Ligas de futebol.



Tendo em consideração que os jogadores, os árbitros e os treinadores desempenham um papel crucial no futebol, enquanto intérpretes das regras do jogo e promotores dos princípios essenciais à subsistência do desporto (a integridade, o respeito, o fair-play, a igualdade e a competitividade), o SJPF, a APAF e a ANTF celebram um protocolo com o objectivo de promover um clima de respeito entre os três actores principais do jogo.

O futebol é uma indústria global, capaz de despertar paixões e emoções como nenhuma outra modalidade desportiva em Portugal. Infelizmente, a cultura dominante tende a fazer recair sobre os árbitros a responsabilidade pelos insucessos desportivos das equipas.

Nessa medida e tendo em conta o permanente clima de suspeição que se vive nos dias de hoje e que mina a relação entre os protagonistas do jogo, o SJPF, a APAF e a ANTF entendem ser urgente promover a ética no desporto e o respeito entre os vários intervenientes.