Educação Financeira

Embaixador

Rui Jorge é um antigo jogador e atual treinador de futebol de reconhecido mérito em ambas as atividades.

Como jogador, foi internacional pela seleção principal de Portugal por 45 vezes (1 golo), tendo desenvolvido a sua carreira no FC Porto (onde fez a formação e esteve 6 épocas na equipa sénior, após empréstimo ao Rio Ave), no Sporting Clube de Portugal (7 épocas) e no Clube de Futebol “Os Belenenses” (1 época),onde encerrou a sua atividade de jogador e iniciou a de treinador.



Como treinador, foi responsável pela equipa de juniores do Clube de Futebol “Os Belenenses“ durante 4 épocas (com breve passagem pela equipa sénior) e é, desde 2011, treinador da seleção portuguesa de Sub-21, onde tem desenvolvido um trabalho de reconhecida qualidade como atesta o 2.º lugar no Campeonato da Europa de Sub-21 de 2015, onde apenas perdeu na final através do desempate por grandes penalidades. A imbatibilidade é, aliás, característica da seleção orientada por Rui Jorge, tendo estado cerca de 5 anos sem perder um só jogo.

Contudo, Rui Jorge é atualmente uma figura de destaque no futebol português não apenas pela sua qualidade técnica e resultados obtidos. É-o principalmente pelo seu carácter e idoneidade enquanto agente desportivo e pelo exemplo que transmite aos jovens jogadores e público em geral. A importância que confere a assuntos extradesportivos dos jovens futebolistas, tais como a formação académica, a moderação das suas intervenções públicas num contexto muitas vezes frenético como é o futebol e a responsabilidade que assume no exercício das suas funções, transformam-no num agente desportivo e cidadão mediático verdadeiramente inspirador.

Para o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol e para a Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira é uma honra e uma satisfação poder contar com Rui Jorge como Embaixador. A sua figura serena, bem como o papel pedagógico que assume e representa junto dos futebolistas mais jovens, e também menos jovens, permitem que a associação da sua pessoa a este projeto de educação financeira alavanque de forma determinante a sua mensagem.