SEMANA CONTRA O RACISMO

Embaixadores

Abel Xavier

Abel Xavier (Nampula, 30 de novembro de 1972) jogou em 14 clubes de oito países.
Português com sangue africano, fez carreira na Europa e acabou-a na América, jogou na Seleção Portuguesa (20 internacionalizações; 2 golos), disputou um Europeu e um Mundial e tornou-se num dos ícones da sua geração, fruto de uma personalidade forte, de uma imagem característica e de um discurso marcante, que tanto aborda futebol como religião.
Abel Xavier considera-se um cidadão do Mundo e aceitou o desafio do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol para ser o embaixador da Semana contra o Racismo e Violência no Desporto.
“Independentemente da nossa profissão ou visibilidade devemos sempre contribuir. Acredito que com pequenos gestos podemos atenuar este afastamento da língua que existe à chegada destes jovens a um país desconhecido.”




Matilde Fidalgo

Matilde Fidalgo (Lisboa, 15 de Maio de 1994) representa o Futebol Benfica, campeão nacional de futebol feminino em título. A jovem jogadora de 21 anos é a capitã do clube lisboeta e soma 13 internacionalizações A pela Selecção Nacional.

A futebolista aceitou o desafio do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol para ser a embaixadora da Semana Contra o Racismo e a Violência no Desporto. 

“Uma pessoa formada tem outra capacidade para enfrentar o Mundo. Os refugiados querem estudar, querem construir um futuro melhor e o facto de podermos ajudar um pouco para que isso aconteça é óptimo.”