“Espero brevemente estar na Primeira Liga”


Luís Silva é conhecido por todos no mundo de futebol como “Reko”. Começou a jogar aos 12 anos no Gil Vicente, passou pelo Sporting, Braga e Vilaverdense até voltar ao clube onde começou.

Hoje, o médio centro de 21 anos destaca-se em campo, o que lhe valeu a atribuição do prémio de Melhor Jogador Jovem de janeiro da Segunda Liga.

O futebolista do Gil Vicente falou com o Sindicato acerca do prémio atribuído, da sua formação e ambições futuras.

Que significado este prémio tem para si?
Antes de mais quero agradecer a todas as pessoas que votaram em mim. É um prémio que é atribuído individualmente, mas quero destacar o coletivo porque sem os meus colegas não poderia ter sido o melhor jogador jovem do mês. É um orgulho enorme, é uma satisfação, é o reconhecimento do meu trabalho, o que significa que está a ser bem feito.

A maioria dos votantes são jogadores de futebol. Esse facto reforça a distinção?
Sim, de certa forma reforça, porque é sempre bom ter o reconhecimento dos colegas de profissão.

Há alguém em especial no mundo do futebol que admire? Alguém em quem se reveja?
Gostava de destacar o Cristiano Ronaldo pela superação que mostra todos os anos, mas identifico-me muito com o Casemiro. Acho que é um médio defensivo com quem tenho algumas qualidades parecidas.

E porquê a alcunha de Reko?
Essa pergunta já me fizeram muitas vezes. A alcunha já vem de família, do meu irmão mais velho. Temos um primo que quando era mais novo não sabia dizer Ricardo e chamava-lhe “Re” e o meu irmão, quando veio para as camadas jovens do Gil Vicente, começaram a chamar-lhe “Reko”. Entretanto também entrei no Gil Vicente e perguntaram “quem é aquele” e era o irmão do Reko e foi assim, por influência.

Sendo natural de Barcelos, como é que é a relação com os adeptos do clube?
O Gil Vicente sempre teve uma massa associativa muito boa. Devido ao “caso Mateus”, em que o Gil está envolvido há onze anos, os adeptos barcelenses sentem-se um pouco injustiçados e tristes com a situação, mas o clube não tarda estará no lugar que merece.

Quais são as suas ambições para o futuro, enquanto jogador?
Preocupo-me em dar sempre o meu melhor a cada dia, trabalhar sempre ao máximo porque penso que só assim é que podemos atingir os nossos objetivos, mas espero brevemente estar na Primeira Liga.

Como está a competição este ano?
A Segunda Liga nunca foi uma competição fácil, sempre foi uma liga disputada até ao fim. Penso que a equipa que souber manter a maior regularidade ao longo do ano irá fazer um bom campeonato.

Há cada vez mais jovens portugueses a destacarem-se no mundo do futebol. O que acha disso?
Acho que é muito bom. O jovem jogador português tem muita qualidade. Os clubes devem aproveitar isso e penso que os clubes formadores portugueses estão cada vez mais a formar bons valores e isso deve ser aproveitado.

Relativamente ao trabalho que o SJPF tem vindo a desenvolver, qual a sua opinião?
Sim, costumo acompanhar o trabalho do Sindicato. Acho que é um grande apoio para todos os futebolistas, sabemos sempre que podemos contar com o Sindicato, que se preocupa em defender os interesses individuais e coletivos de todos os futebolistas e isso é muito bom para nós.

Perfil
Nome: Luís Manuel Gonçalves Silva “Reko”
Data de nascimento: 25 de julho de 1995
Posição: Médio
Clubes que representou: Gil Vicente (formação), Sporting (formação), SC Braga (formação), SC Braga B, Vilaverdense e Gil Vicente.