“Não imaginava marcar três golos”


Jogadora fez um hat-trick no jogo do título.

A avançada Filipa Galvão, que representa o Futebol Benfica, admite que não esperava marcar três golos no jogo que garantiu à sua equipa a conquista do primeiro título de campeão nacional de futebol feminino (vitória por 5-1 sobre a Fundação Laura Santos).

Em entrevista ao SJPF, a jogadora de 27 anos projecta a futura participação do Futebol Benfica na Liga dos Campeões e avalia o momento actual da modalidade em Portugal.

Qual é o sentimento de marcar três golos no jogo que garantiu o título ao Futebol Benfica?
O jogo correu bem, fiquei contente e a equipa também porque já estávamos a perseguir este objectivo há dois anos. Foi bom ter marcado três golos mas o mais importante foi a equipa ter ganho e termos cumprido o nosso objectivo.

Tinha imaginado marcar três golos na partida que iria valer o título de campeão?
Não. Eu até jogo a ponta-de-lança, mas sou uma falsa ponta-de-lança porque a atacar desço muito para vir buscar a bola e as nossas extremos [Andreia Silva e Joana Flores] marcam a maior parte dos golos. O importante foi ter ajudado a equipa.

Com a conquista do título de campeão, o Futebol Benfica ganhou o direito a participar na próxima edição da Liga dos Campeões. O que significa para uma jogadora participar nesta competição?
Mais de metade do plantel já participou na Liga dos Campeões, pelo 1.º Dezembro. Temos um grupo com muita experiência e penso que temos equipa para fazer uma boa campanha na competição.

Que avaliação faz do trabalho desenvolvido pelo SJPF em prol do futebol feminino?
A Carla Couto [embaixadora do SJPF para o futebol feminino] visita regularmente os clubes, pelo menos uma vez por ano, e penso que o Sindicato tem feito um bom trabalho e tem apoiado as jogadoras quando necessitam.

Tem notado uma evolução positiva no futebol feminino nos últimos anos?
Sim. A cada época que passa, o campeonato torna-se cada vez mais competitivo. O Valadares Gaia e o Atlético Ouriense deram uma boa réplica e, de todos os títulos que conquistei, este a par do último pelo 1º Dezembro foi dos mais difíceis porque havia duas, três equipas muito semelhantes em termos de qualidade. O facto de termos boas jogadoras no plantel e de termos conseguido decidir para o nosso lado nas fases cruciais foi decisivo.

Perfil
Nome: Filipa Sofia Pedro Galvão
Data de nascimento: 17 de Janeiro de 1988
Posição: Avançado
Clubes que representou: Ponte Frielas (2006 a 2009), 1.º Dezembro (2009 a 2013) e Futebol Benfica (2013 até ao presente).