Projeto SPIN

História

Janeiro 2011

Implementação e desenvolvimento do projeto SPIN

O Projeto SPIN foi desenvolvido para desafiar e abordar questões de inclusão e integração no e através do desporto.

Este projeto transnacional foi, de entre 90, selecionado pela União Europeia. 

Fevereiro 2012

Semana Contra o Racismo e a Violência no Desporto

Sob o lema "Futebol é União", esta iniciativa do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol potenciou a multiculturalidade e a integração social.

Também nos estádios das ligas profissionais decorreram acções de sensibilização, com os jogadores a envergarem t-shirts alusivas à iniciativa e mostrando faixas com o tal slogan, "Futebol é União".

Memorando de entendimento

Os principais parceiros do futebol português, juntamente com o Governo, a Câmara Municipal de Lisboa e os três jornais desportivos (A Bola, Record O Jogo), uniram-se ao Sindicato dos Jogadores na assinatura do Memorando de Entendimento Contra o Racismo, a Violência, a Xenofobia, a Intolerância e a Discriminação no Futebol.

Assinatura do protocolo entre o SJPF e o ACIDI

O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol e o Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural (ACIDI) assinaram um protocolo contra o Racismo, a Violência, a Xenofobia, a Intolerância e Discriminação no Futebol.

Este documento regista as parcerias que virão a ser promovidas pelas duas instituições. 

Jogo solidário entre jogadores e refugiados

O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, no seguimento dos compromissos enquadrados no projecto SPIN, organizou um jogo de futebol assinalando o dia dos refugiados.

O objectivo foi alertar para os constrangimentos legais e sociais que impedem o acesso dos refugiados à prática desportiva.

Março 2012

Workshop "Inclusão Social no e pelo Desporto"

O último dia da 9.ª edição da Semana Contra o Racismo e a Violência no Desporto ficou marcado pela realização deste workshop.

Foi grande a adesão a este evento, que contou com a presença de instituições como a Associação Nacional de Futebol de Rua. 

Junho 2012

Celebração do Dia Mundial do Refugiado

O SJPF associou-se ao Conselho Português para os Refugiados (CPR) e esteve presente nas celebrações do Dia Mundial do Refugiado, que decorreram no Polidesportivo do Centro de Acolhimento para Refu­giados, na Bobadela, com a realização do Torneio de Futebol “20 de Junho – Dia Mundial do Refugiado”.

Janeiro 2015

Aprovação e inauguração do projecto ESPIN

O pontapé de saída do projecto ESPIN foi dado em Viena, na Áustria, num encontro que juntou os sete parceiros desta iniciativa.

O objectivo geral do projecto "Rede Europeia de Inclusão no Desporto (ESPIN): Promoção da Igualdade de Oportunidades dos imigrantes e minorias através do Voluntariado no Desporto" é promover a inclusão social e igualdade de oportunidades no desporto organizado através do voluntariado dos imigrantes e minorias em organizações desportivas.