Projeto João Lucas

Mensagens

MENSAGEM IRIS GUERRA E CAGI LUCAS
Irmãs de João Lucas

Um coração cheio de outros, família, amigos e futebol.
O Futebol deu-lhe as asas que o transformaram num Homem. Ampliou-lhe o sorriso, a alegria e força transbordantes no campo e na vida. Amparou-o na humildade. Ensinou-o a superar obstáculos e a superar-se. A ser um e a ser todos, no abraço fraterno, eterno e vibrante do 11. Clarificou o valor das conquistas e derrotas, do silêncio e das lágrimas de diferentes matizes. Aprofundou a necessidade da coragem nos actos e a defesa dos direitos comuns. Avivou-lhe a tenacidade e perseverança. A aceitação e a resignação quando a luta já não era suficiente. Acrescentou-lhe e acrescentou-o no legado humano, afectivo e profissional. Ensinou-nos que o amor nunca morre mas sim, aprofunda a reflexão. O apito não é final. O jogo não termina, recomeça. Apenas de outra maneira.

A Família agradece sentidamente ao Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol a forma como o acolheu na sua instituição e lhe permitiu o reencontro com a esperança, pertença e alegria da reconstrução, após a escolha de abandonar a sua carreira. Agradece ainda, o privilégio da partilha na construção deste projecto. Numa família com várias gerações de atletas sabemos o quão importante é o esforço, a dedicação mas também a sua protecção e bem estar. Este projecto é para todos os nossos jogadores que continuam a vestir a camisola de ideais nobres, os que virão ainda a fazê-lo e para ti, João.


MENSAGEM LUÍS FILIPE
Colega de João Lucas na Académica

Tive o privilégio de ser colega, e principalmente amigo do Lucas numa das melhores fases das nossas vidas… ambos sabemos do que eu estou a falar.

Na fase sénior da nossa carreira, cada um seguiu o seu caminho profissional mas a amizade, essa, permanecerá para sempre. A alegria que transparecia, o seu sorriso fácil e a sua amizade permanecerão comigo para o resto da minha vida.
Obrigado amigo!
Grande abraço com saudades!!!


MENSAGEM JOÃO ALVES
Treinador de João Lucas na Académica

Quando cheguei à Académica, o Lucas não era titular e começou a dar nas vistas com uma entrega e uma dinâmica fora do vulgar.

Era um miúdo com uma alegria de viver fantástica e querido por toda a gente.
Era um ganhador e um excelente capitão.


MENSAGEM JOAQUIM EVANGELISTA
Presidente do SJPF

ESTOU LIXADO CONTIGO! Partiste e não avisaste! Nem uma palavra ou um gesto. Ainda hoje, não acredito que nos abandonaste. Tu que nos habituaste a partilhar a tua amizade, a tua alegria, a tua música, na partida foste egoísta.

ESTOU LIXADO CONTIGO! Deixaste-me com o problema dos jogadores do BeiraMar e do Ri beirão nas mãos. Tu que sabias o problema de todos e de cada um, que fazias a ponte com o Sindicato. Logo agora que vai começar o Estágio do Jogador! Como vai ser difícil, com tantos problemas e tão pouca ajuda na hora do aperto.
ESTOU LIXADO CONTIGO! A tua família, os teus amigos, todos nós no Sindicato, todos sem exceção, ninguém acredita que partiste. Todos perguntam porquê? Não merecíamos esta desfeita da tua par te! Tu que tinhas um coração maior do que todos, que tinhas tanto para dar. Com tanto filho da mãe tinhas de partir tu!
ESTOU LIXADO CONTIGO! Não aceito a tua partida! Tínhamos um jogo de futebol 11 para jogar. Acho que tiveste medo. Eu es tou numa grande forma e queria faturar, apesar de o Zé Carlos estar sempre a mandar-me defender. Mas não tenhas ilusões, vou fazer esse jogo só para te fazer inveja. Já ando a treinar, com os craques. Depois vou convi dar a tua equipa e empatar 1-3, com um hat-trick. Vais ficar lixado, mas mereces porque o que tu fizeste não se faz aos amigos.
ESTOU LIXADO CONTIGO! Estou aqui a pensar, que quando estava contigo (que inveja tinha das tuas amigas, bonitas, sobretudo as do Porto) acabávamos invariavelmente numa pastelaria. Filho da mãe! Mas fica sabendo que no dia que fui a Alcobaça à tua procura e não te encontrei, só podes estar com alguém melhor do que todos nós, fui à Alcôa e abusei, sobretudo das Cornucópias, que maravilha (não digas nada ao JVP, se sabe, vai azucrinar-me… ). Comi para matar saudades. E fica sabendo que vou voltar e procurar por ti, de uma maneira ou de outra vais estar presente.


MENSAGEM JOÃO VIEIRA PINTO
Colega de João Lucas no Boavista

Falar de uma pessoa amiga, de quem gostamos muito, e nos deixou muito cedo é doloroso. Conheci o Lucas quando fui do Sporting para o Boavista na época 2004/05 e rapida mente fizemos amizade e criámos uma cumplicidade que me orgulho. Ajudámonos mutuamente para ultrapassar as dificuldades e as dúvidas que a vida nos foi reservando.

O Lucas era (custa ainda dizer “era”) uma pessoa alegre, divertida, amiga do seu amigo e um bom profissional, lutando até à exaustão para que ele e a equipa atingissem os seus objetivos. Nos 10 anos que privámos, houve muitos momentos marcantes na nos sa amizade mas vou destacar três que foram muito importantes para nós:

1. Quando nos tornámos colegas no Boavista e surgiu a empatia imediata. A sua energia foi contagiante e ajudou a criar um bom grupo de trabalho.

2. Quando foi para a Sérvia jogar no Estrela Vermelha. Separámo-nos mas mantivemos sempre contacto um com o outro. E continuámos a partilhar as nossas vidas. Foi a consolidação de uma amizade além do desporto.

3. Quando foi convidado a integrar-se na equipa do SJPF como delegado, após ter sido forçado a abandonar a prática des portiva profissional, o que fez com que continuasse ligado ao futebol que era o seu mundo.

Podia es crever várias coisas do Lucas, há muito para contar, afinal ele era/é amigo de casa, companheiro de todo o tipo de momentos e estava sempre lá… mas creio que o mais importante neste momento é dizer “obrigado meu Amigo por todos os momentos que partilhamos!”