“Sporting esteve à altura, Benfica muito aquém do esperado”


Fernando Mendes analisa a prestação das duas equipas portuguesas na Liga dos Campeões.

Sporting e Benfica terminaram a sua participação na Liga dos Campeões 2017/18 com derrotas por 2-0 frente a Barcelona e Basileia, respetivamente.

A formação leonina vai continuar nas competições europeias, tendo sido relegada para a Liga Europa, enquanto o Benfica está afastado das provas internacionais depois de não ter conquistado qualquer ponto na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Em declarações ao site www.sjogadores.pt, Fernando Mendes, que representou Sporting e Benfica como futebolista, faz um balanço positivo da prestação da equipa comandada por Jorge Jesus na Liga dos Campeões, apesar de não ter conseguido o apuramento para os oitavos-de-final.

“O Sporting fez uma boa campanha e esteve à altura, apesar de não se ter qualificado para a fase seguinte. Defrontou duas das cinco melhores equipas do mundo [Barcelona e Juventus] e deixou uma boa imagem do futebol português, num grupo difícil”, considera o ex-futebolista.

Quanto à prestação do Sporting em Barcelona, na última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, Fernando Mendes não ficou desagradado com o que viu.

“Nunca é fácil jogar em Camp Nou, contra uma equipa que raramente perde em casa. O Sporting fez o que lhe competia e na primeira parte esteve excelente em termos defensivos. No segundo tempo, arriscou um pouco mais e acabou por sofrer dois golos, um de bola parada e outro fruto de um auto-golo”, analisa o antigo lateral esquerdo. 

No que às competições europeias diz respeito, segue-se a Liga Europa para o Sporting, uma prova onde o sucesso dependerá daquilo que o sorteio ditar, na opinião de Fernando Mendes: “Há muitas equipas boas na Liga Europa. A prestação do Sporting vai depender das equipas que terá pela frente, mas acredito que com a concentração e o nível que demonstrou na Liga dos Campeões poderá fazer uma gracinha.”

Quem se despediu da Liga dos Campeões com apenas um golo marcado e zero pontos foi o Benfica. Uma prestação que não corresponde ao valor do futebol português, de acordo com o ex-jogador: “O Benfica esteve muito aquém do esperado, ainda para mais tendo sido cabeça-de-série. Começaram mal, com uma derrota em casa diante do CSKA Moscovo que não estava nos planos, e a partir daí nunca mais conseguiram recuperar. Mas há mais vida para além da Liga dos Campeões.”

A terminar, Fernando Mendes, que além de Sporting e Benfica também representou o FC Porto, deixa uma mensagem de confiança para a partida dos portistas frente ao Mónaco, que se realiza esta quarta-feira e ditará o futuro dos dragões na prova milionária: “O FC Porto tem tudo para se apurar para os oitavos-de-final. Vai defrontar um adversário que está menos forte do que na época passada e tem todas as condições para vencer no Dragão.”

Classificação final do grupo A da Liga dos Campeões:
1 Manchester United – 15 pontos
2 Basileia – 12 pontos
3 CSKA Moscovo – 9 pontos
4 Benfica – 0 pontos

Classificação final do grupo D da Liga dos Campeões:
1 Barcelona – 14 pontos
2 Juventus – 11 pontos
3 Sporting – 7 pontos
4 Olympiacos – 1 ponto

Partilhar