“Partimos para este Europeu com expetativas elevadas”


Tunha e os objetivos de Portugal para o Campeonato da Europa de Futsal. 

O selecionador nacional de futsal, Jorge Braz, divulgou esta segunda-feira a lista de convocados para a fase final do Campeonato da Europa da modalidade, que vai decorrer na Eslovénia de 30 de janeiro a 10 de fevereiro.

Entre os 14 eleitos, destaca-se a presença de Tunha, pivô do Belenenses de 33 anos que vai participar pela primeira vez numa fase final de uma competição de seleções.

Em declarações ao site do Sindicato dos Jogadores, Tunha não escondeu a satisfação pela chamada à Seleção Nacional: “Recebi a notícia da convocatória com muito orgulho e como o reconhecimento de um trabalho que tenho vindo a desenvolver há muitos anos."

Questionado sobre os objetivos de Portugal para a competição, o pivô do Belenenses garante que o grupo está empenhado em alcançar o êxito: “Partimos para este Europeu com expetativas elevadas. É uma competição onde estão seleções de enorme qualidade, mas estou certo de que vamos fazer um grande trabalho para conseguir chegar o mais longe possível e para que todos os portugueses se sintam orgulhosos do trabalho que fizemos.”

Tunha estreou-se pela Seleção Nacional A de futsal em setembro de 2017, somando quatro internacionalizações. Apesar da chamada recente à equipa das Quinas, o jogador de 33 anos garante que nunca deixou de acreditar numa convocatória para representar Portugal.

“Desde que comecei a jogar futsal, sempre foi um objetivo vir a representar a Seleção. Trabalhei sempre para o conseguir e, desde que participei no primeiro estágio, tenho sido chamado. Estar nesta fase final é um enorme orgulho para mim e para o Belenenses”, reforça o pivô.

No que toca a agradecimentos, há uma pessoa especial para Tunha: “A minha esposa esteve sempre comigo desde o início e dedico-lhe esta convocatória. Agradeço também à minha família, que sempre me apoiou e nunca me deixou desistir deste sonho, e ao Belenenses, que é a minha segunda família. Os meus colegas de equipa trabalharam muito e esta convocatória também é deles, porque ajudaram-me a crescer.”

13 dos 14 jogadores convocados por Jorge Braz atuam em Portugal, sendo Ricardinho, atualmente a representar o Inter Movistar de Espanha, a única exceção.

Portugal está inserido no grupo C do Europeu 2018 de futsal, juntamente com as seleções da Roménia e da Ucrânia. Apuram-se para os quartos-de-final os dois primeiros classificados do grupo.

Lista dos 14 jogadores convocados:

Guarda-redes: André Sousa (Sporting), Bebé (Leões de Porto Salvo) e Vítor Hugo (SC Braga);
Fixos: André Coelho (Benfica), Fábio Cecílio (Benfica), João Matos (Sporting) e Nilson (SC Braga);
Alas: Anilton (Sporting), Bruno Coelho (Benfica), Márcio Moreira (Fundão), Pedro Cary (Sporting), Ricardinho (Inter Movistar/Espanha) e Tiago Brito (Benfica);
Pivô: Tunha (Belenenses). 

Partilhar