Conselho de Veteranos ao lado dos capitães de equipa


Ex-jogadores solidários na exigência de respeito no futebol português.

O Conselho de Veteranos, órgão consultivo do Sindicato dos Jogadores, reuniu esta terça-feira na sede do Sindicato, em Lisboa, tendo subscrevido a posição tomada pelos capitães de equipa, que exigem respeito no futebol português.

Além do presidente António Simões, estiveram presentes na reunião os conselheiros Hilário, Carlos Manuel, Eurico Gomes, Nuno Gomes, Beto, Hugo Viana e Carla Couto, que ficaram a conhecer o plano estratégico do Sindicato para o triénio 2018-2021 e o projeto Reminiscências – “As memórias do futebol não envelhecem”, que se encontra numa fase de desenvolvimento.

Relativamente ao clima de suspeição e ataque à idoneidade pessoal e profissional dos jogadores de futebol, em Portugal, o Conselho de Veteranos do Sindicato dos Jogadores exige a todos os agentes desportivos o exercício responsável das suas funções, de modo a pacificar e defender a competição no que resta da presente época desportiva.

O Conselho de Veteranos subscreve, ainda, a convocação da Federação Portuguesa de Futebol, da Liga Portugal e do Governo para um programa de sensibilização, que traduza o respeito pelos praticantes desportivos e a sua essencialidade para a existência do desporto, a incorporação de medidas regulamentares e legais que possam dissuadir as ofensas públicas à integridade e idoneidade pessoal dos atletas e a promoção de um sistema de justiça desportiva célere e eficaz na aplicação de sanções.

Da ordem de trabalhos da primeira reunião do Conselho de Veteranos, empossado a 1 de março de 2018, constou ainda o reconhecimento e valorização do futebol português, através do apoio social e distinções a jogadores, ex-jogadores e figuras que marcaram a modalidade.

Ficou decidido que serão alvo de homenagem, na próxima reunião, os ex-jogadores Fernando Chalana e Frederico Rosa, bem como o antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que foi o primeiro advogado do Sindicato dos Jogadores.

Partilhar