Chalana, Frederico e Jorge Sampaio serão homenageados


Sindicato e Veteranos unânimes no tributo a três figuras que marcaram o futebol português.

O Conselho de Veteranos e a Direção do Sindicato dos Jogadores, reunidos esta terça-feira na sede do Sindicato, em Lisboa, decidiram, por unanimidade, homenagear três figuras de relevo, que deixaram a sua marca no futebol português.

Os ex-internacionais portugueses Fernando Chalana e Frederico Rosa e o antigo Presidente da República Jorge Sampaio serão distinguidos pelo Sindicato, na próxima reunião do Conselho de Veteranos.

Com o apoio do Conselho de Veteranos e, independentemente das homenagens que o futebol português presta, o Sindicato dos Jogadores pretende, de modo próprio, distinguir jogadores e figuras que honraram a modalidade em Portugal, preservando a sua memória.

Fernando Chalana, de 59 anos, representou a Seleção Nacional AA em 27 ocasiões, tendo marcado dois golos com a camisola das Quinas e participado na fase final do Europeu 1984. O ex-avançado conquistou 17 títulos, tendo-se notabilizado ao serviço do Benfica. Representou, ainda, os juvenis do Barreirense, o Bordéus de França, o Belenenses e o Estrela da Amadora.

O antigo defesa central Frederico Rosa, de 61 anos, fez 18 jogos e marcou cinco golos pela Seleção Nacional AA, participando na fase final do Campeonato do Mundo de 1986. Frederico conquistou sete títulos nacionais, tendo feito grande parte da carreira ao serviço do Boavista. Alinhou também pela CUF, Barreirense, Benfica, Vitória de Guimarães, Estrela da Amadora e Leixões.

Jorge Sampaio, figura marcante da sociedade portuguesa, foi o primeiro advogado do Sindicato dos Jogadores, em 1972, a convite de António Simões, atual presidente do Conselho de Veteranos, com a missão de elaborar os estatutos do organismo representativo da classe e discutir a formalização do Sindicato com o Governo de então, liderado por Marcelo Caetano. Sampaio exerceu o cargo de Presidente da República entre 1996 e 2006.

Partilhar