“Portugal tem tudo para poder chegar à final”


Fernando Meira antecipa a fase a eliminar do Mundial 2018.

A Seleção Nacional garantiu esta segunda-feira o apuramento para os oitavos-de-final do Mundial 2018, ao empatar a um golo com o Irão.

Um remate de trivela de Ricardo Quaresma, em cima do apito para intervalo, e um penálti convertido por Ansarifard para lá do minuto 90 escreveram a história do jogo que encerrou as contas do grupo B, a par da igualdade a duas bolas entre a Espanha e Marrocos.

Foi a segunda vez que Portugal defrontou o Irão num Campeonato do Mundo. A primeira tinha sido em 2006, também na fase de grupos, com a equipa das Quinas a vencer por 2-0 num jogo em que foi titular Fernando Meira.

Em declarações ao site do Sindicato dos Jogadores, o ex-internacional português realça que o fundamental foi o apuramento da equipa das Quinas para a fase final, lembrando que o Irão é uma seleção que cria dificuldades a qualquer adversário.

“O Irão é uma equipa complicada, que defende bem, muito forte fisicamente e com muita disponibilidade, mas o que interessa é que Portugal conseguiu o apuramento e certamente que a estratégia será completamente diferente no jogo com o Uruguai”, analisa o antigo defesa central.

Fernando Meira lembra que as vitórias e as conquistas são o que ajuda a motivar os jogadores, recordando o percurso no Mundial 2006, competição na qual Portugal chegou às meias-finais.

“Na altura o Irão também tinha uma grande equipa, foi um jogo complicado para nós, mas também tínhamos grandes jogadores e vínhamos embalados do bom arranque com Angola [vitória por 1-0]. As boas exibições e as vitórias motivam e dão confiança para os jogos seguintes”, considera o ex-jogador.

Quanto aos cuidados a ter no jogo com o Uruguai, dos oitavos-de-final, Meira alerta a Seleção Nacional para as principais armas da seleção sul-americana: “Portugal tem de conter muito bem o Luis Suárez e o Cavani e o triângulo defensivo dos dois centrais e o William Carvalho tem de funcionar muito bem. Os laterais vão ter de estar muito atentos às compensações e creio que, a nível ofensivo, Portugal irá apresentar algumas alterações. Não acredito que jogue o mesmo 11 inicial que defrontou o Irão, mas isso caberá ao selecionador decidir.”

Questionado sobre as hipóteses de sucesso da Seleção Nacional no Mundial 2018, Fernando Meira é taxativo: “Acredito que Portugal tem tudo para poder chegar à final. O Cristiano Ronaldo está em grande forma, temos uma equipa que defende muito bem e que tem consciência daquilo que é preciso fazer nesta competição, à semelhança daquilo que fizemos no Europeu.”

O jogo entre Portugal e o Uruguai, dos oitavos-de-final, está agendado para o próximo sábado (30 de junho) às 19 horas de Portugal Continental.

Classificação final do grupo B do Mundial 2018:

1 Espanha – 5 pontos
2 Portugal – 5 pontos
3 Irão – 4 pontos
4 Marrocos – 1 ponto

Partilhar