Impressões Digitais: Francisca Cardoso (SC Braga)


Avançada revela as suas preferências em entrevista ao Sindicato dos Jogadores.

A avançada do SC Braga é estudante de nutrição, entra em campo com o pé direito e gosta de marisco e sushi.

Qual foi a pessoa que mais influenciou a tua carreira?
Não foi uma pessoa, mas sim um coletivo: a Seleção Nacional feminina. Mesmo com a pouca visibilidade que tínhamos no início da minha carreira, em 2009, na minha antiga equipa, o Boavista, tinha contacto com várias jogadoras que já tinham tido a experiência de jogar pela Seleção A e sempre tive o sonho de chegar lá. Por isso sempre foram uma inspiração para mim e sempre acreditei que fosse possível. Sempre tentei trabalhar mais que as minhas colegas para que esse sonho um dia se concretizasse.

Quem é a tua melhor amiga no futebol?
Não tenho uma melhor amiga no futebol, tenho um bom grupo de amigas. Tenho várias pessoas, especialmente um grupo que foi a primeira Seleção Nacional de sub-17. Somos muito próximas.

Ídolo?
No futebol masculino, sem dúvida que admiro o Cristiano Ronaldo pelo trabalho que fez ao longo da carreira para chegar onde chegou. Mas há outros jogadores de uma execução técnica fantástica, como o Quaresma ou o João Moutinho. No futebol feminino, admiro muito a Dolores Silva, que este ano foi minha companheira de equipa. Acho que ela trabalha como ninguém, é um exemplo para toda a gente e tem uma técnica fantástica. E a Andreia Norton, que é uma referência da Seleção Nacional nos últimos anos.

Clube de infância?
O Boavista foi a primeira equipa pela qual joguei.

Memória mais marcante no futebol?
Tenho várias: além das conquistas a nível de juniores e de seniores, apesar de nos seniores nunca ter conquistado nada a jogar porque estive lesionada, e da estreia na Seleção Nacional, foi a passagem ao Campeonato da Europa nos sub-17.

Além de jogadora, que outra atividade tens?
Sou estudante. Estudo nutrição na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

Tens algum ritual ou superstição antes dos jogos?
Entrar no campo com o pé direito. De resto, tento equipar-me de forma tranquila, normalmente faço as coisas todas pela mesma ordem, para não tirar nada do sítio, digamos assim, oiço a música que a equipa põe no balneário e concentro-me.

Qual é o desporto de que mais gostas a seguir ao futebol?
Gosto de desporto no geral. Tirando o futebol, que é aquele que gosto mais, gosto muito de tudo o que sejam desportos coletivos com bola, como o andebol e o voleibol.

Qual é o teu prato favorito?
Gosto muito de marisco e de sushi.

Filme favorito?
Gosto muito de comédias, talvez seja o meu género de filmes favorito, e também gosto muito de filmes de animação. Estou ansiosa pela estreia de Os Incríveis! [risos]

Programa de TV ou série favorita?
Não vejo muitos programas de televisão. A minha série favorita são os Simpsons.

Livro favorito?
A Arte Subtil De Saber Dizer Que Se F**. Gosto porque representa uma abordagem direta e realista da sociedade atual e uma forma de estar diferente da maioria.

Grupo ou cantor de eleição?
Gosto muito de música portuguesa e dos músicos portugueses que têm surgido, como o Diogo Piçarra. Também gosto de ouvir hip hop. É um dos meus géneros preferidos.

Férias de sonho?
O Havai seria mesmo o sonho!

Cidade favorita?
É o Porto, sem dúvida.

Hobby preferido?
Além de jogar futebol, ouvir música e tomar café com os meus amigos.

Qual foi o dia mais feliz da tua vida?
Isso é difícil, já tive vários. Acho que todos os dias em que tive conquistas foram dias felizes. Além disso, o dia em que o meu afilhado nasceu foi um dos dias mais felizes da minha vida.


Perfil
Nome: Maria Francisca Loureiro Cardoso
Data de nascimento: 13 de dezembro de 1997
Posição: Avançada
Percurso como jogadora: Boavista, Valadares Gaia e SC Braga.

Partilhar