SJPF assinala Dia Mundial do Refugiado


Presidente do Sindicato alerta para uma problemática que se verifica à escala global.

Assinala-se esta terça-feira, 20 de junho, o Dia Mundial do Refugiado. O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) lançou, em outubro de 2015, uma iniciativa de boas-vindas aos refugiados, denominada “Football Welcomes Refugees”, com o objetivo de apoiar os mais necessitados.

A campanha “Football Welcomes Refugees” insere-se na Semana Contra o Racismo e a Violência no Desportivo, também promovida pelo SJPF, e está integrada no Projeto SPIN.

O SPIN (Sport Project Inclusion Network) é um projeto internacional, do qual faz parte o SJPF, que pretende promover a inclusão social e a participação dos migrantes no e através do desporto.

Joaquim Evangelista, presidente do SJPF, alerta para um fenómeno que afeta milhões em todo o mundo e que se verifica à escala global.

“A crise de refugiados que afeta, em particular a Europa, tem trazido grandes dificuldades no acolhimento dos migrantes, especialmente pelo sentimento de insegurança que vivemos. Acredito que o desporto desempenha um papel fundamental na integração dos migrantes, fomentando a entreajuda e o respeito pelos direitos humanos. Nesse sentido, continuaremos a apoiar projetos que, através dos valores associados à prática desportiva, pretendem responder às enormes dificuldades que estas pessoas enfrentam. Temos o potencial para fazer a diferença”, afirma Joaquim Evangelista.

De acordo com os dados revelados pela Organização das Nações Unidas (ONU), o número de pessoas que foram forçadas a abandonar as suas casas devido à guerra, violência ou perseguição atingiu um valor recorde em 2016, com 65,6 milhões de deslocados internos ou refugiados.

Atualmente assiste-se à maior crise humanitária e, segundo a ONU, estima-se que por dia morrem 11 pessoas a atravessar o Mediterrâneo.



O SJPF, não sendo indiferente à crise de refugiados, lançou a campanha “Football Welcomes Refugees” (“O futebol dá as boas-vindas aos refugiados”), tendo promovido várias ações de sensibilização nas escolas e nos estádios de futebol.

Paralelamente, associou os capitães de equipa de todos os clubes da Primeira e Segunda Ligas com uma mensagem de sensibilização para a crise dos refugiados.

No âmbito da campanha “Football Welcomes Refugees”, o SJPF ofereceu manuais escolares a dezenas de crianças e jovens refugiados, que se encontram hospedados no Centro de Acolhimento para Crianças Refugiadas, em Chelas.

Partilhar