Sindicato recorda João Lucas


Antigo delegado do SJPF completaria 38 anos esta quarta-feira. 

João Lucas, ex-jogador de futebol e antigo delegado do SJPF, que faleceu precocemente a 26 de maio de 2015 devido a problemas cardíacos, completaria 38 anos esta quarta-feira (25 de outubro).

Em maio deste ano, no dia em que se assinalou dois anos do falecimento do ex-futebolista, o Sindicato apresentou o Projeto João Lucas, que tem como principal objetivo contribuir para a prevenção da displasia arritmogénica e morte súbita no desporto.

A displasia arritmogénica, causa que esteve na origem do falecimento de João Lucas, é uma das principais causas de morte súbita antes dos 30 anos, havendo evidências de que a prática de atividade física intensa, como é o caso do desporto de alto rendimento, agrava os seus sintomas e aumenta drasticamente a probabilidade da sua ocorrência.

No âmbito do Projeto João Lucas, o Sindicato, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, irá promover investigação que possa reforçar a prevenção da morte súbita, no âmbito da prática desportiva, e estimular a adoção de regulamentação específica que previna consequências da doença e a emergência perante a sua ocorrência.

Brevemente, o Sindicato irá organizar a conferência “Morte Súbita no Desporto”, integrada no ciclo “Player’s Corner”, promovido pelo SJPF. Será também assinado um protocolo entre o Sindicato dos Jogadores e a Sociedade Portuguesa de Cardiologia para atribuir uma bolsa de investigação nesta área.

João Lucas desempenhou as funções de delegado do SJPF na zona norte do país entre 2007 e 2015. 

Partilhar