“Esta iniciativa é fundamental para os jogadores”


Rui Jorge é o embaixador do projeto de Educação Financeira.

Sob o lema “Todos Contam. E no futebol também”, o SJPF e o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) apresentaram um projeto de Educação Financeira, que tem como principal objetivo desenvolver nos jogadores e ex-jogadores competências de gestão financeira.

O embaixador da iniciativa, Rui Jorge, destacou a importância deste projeto para o futuro a longo prazo dos jogadores de futebol.

“É uma honra para mim ser embaixador de um projeto desta natureza e com esta importância. O trabalho que o Sindicato tem vindo a fazer é realmente importante e fundamental para os jogadores. Estou muito satisfeito por fazer parte desta iniciativa”, afirmou o selecionador nacional de sub-21 durante a apresentação do evento.

Rui Jorge alertou ainda para os problemas com que se defrontam os jogadores após o fim da carreira: “Dos vários problemas que, com toda a certeza, já foram ou serão abordados, gostaria de me referir a um em particular: só uma percentagem mínima aufere, enquanto jogador, valores que lhe permitem, com uma gestão cuidada, ter um futuro tranquilo. Logo, alerto para o facto de não ser possível que todos possam levar o mesmo estilo de vida. Ou seja, existem realidades bem diferentes.”

O projeto de Educação Financeira tem como público-alvo todos os jovens jogadores, jogadores no ativo e ex-futebolistas e assume como principal objetivo sensibilizar os atletas para a importância de uma gestão financeira adequada.

Por parte do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, Lúcia Leitão, presidente da Comissão de Coordenação e representante do Banco de Portugal, destacou a estratégia que será definida no âmbito deste projeto.

“Esta iniciativa traduz o mote para que todos se empenhem na importância de ter conhecimentos financeiros adequados. É um projeto muito vasto, de formação e sensibilização, e a estratégia, de médio a longo prazo, tem de ser pensada em função dos públicos-alvo. Contem connosco para apoiar os jogadores de futebol nesta matéria”, assegurou Lúcia Leitão.

A representante da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários na Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, São Igreja, agradeceu ao Sindicato o desafio lançado ao CNSF, prometendo corresponder às expetativas colocadas no âmbito deste projeto.

Rui Fidalgo, representante da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões na Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, enalteceu a importância da literacia financeira: “Mais informação resulta em melhores decisões e, por isso, vamos delinear uma estratégia de poupança de longo prazo para os jogadores.”

Recorde-se que o projeto de Educação Financeira resulta de uma parceria entre o SJPF e o CNSF, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira. O CNSF é constituído por três entidades: Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

Partilhar