Liga e Federação associam-se à Educação Financeira


Pedro Proença e Tiago Craveiro deixaram as suas mensagens na apresentação do projeto.

A cerimónia de apresentação do projeto de Educação Financeira, organizado em parceria pelo SJPF e Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF), contou com a intervenção de representantes da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Liga Portugal e Governo.

O presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, recordou que nem todos os jogadores de futebol conseguem atingir o topo, enaltecendo o papel preventivo do Sindicato.

“São muito poucos os jogadores que conseguem fazer contratos milionários. Dou por isso os meus parabéns ao SJPF pelo excelente trabalho que tem vindo a desenvolver no âmbito das carreiras duais e por esta iniciativa”, afirmou Pedro Proença.

Tiago Craveiro, diretor-geral da FPF, destacou a importância deste projeto para o futuro dos jogadores a longo prazo, dando alguns exemplos de âmbito internacional.

“Nos Estados Unidos da América, quatro em cada cinco jogadores de futebol americano entram em falência ao fim de três anos. Em Inglaterra, dois em cada cinco jogadores da Premier League entram em falência ao fim de cinco anos. Estamos a falar de ligas altamente profissionalizadas. É por isso mesmo que a educação financeira é um tema pertinente para os nossos atletas”, sublinhou Tiago Craveiro.

Coube a João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD), encerrar a cerimónia de apresentação do projeto de Educação Financeira.

“Esta iniciativa pretende esbater a iliteracia financeira dos jogadores e ajudá-los a ter comportamentos financeiros mais adequados. O Sindicato dos Jogadores e o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros estão de parabéns por terem criado este projeto”, concluiu o SEJD.

O projeto de Educação Financeira visa, através de ações concretas de formação e sensibilização, desenvolver nos jogadores e ex-jogadores de futebol competências de gestão financeira.

Tudo sobre este projeto AQUI.

Partilhar