Portugal nas meias-finais do Europeu de Sub-21


Selecção Nacional garante também a presença nos Jogos Olímpicos de 2016.

Portugal apurou-se esta quarta-feira para as meias-finais do Campeonato da Europa de Sub-21, que está a decorrer na República Checa, depois do empate a uma bola frente à Suécia.

O resultado permitiu igualmente a qualificação para os Jogos Olímpicos de 2016, que decorrerão no Brasil. A última participação de Portugal nas Olimpíadas remonta a 2004.

Depois de uma primeira parte em que a Selecção Nacional dominou o adversário e dispôs de várias oportunidades para marcar (William Carvalho, Ricardo Pereira e Sérgio Oliveira foram os jogadores que estiveram mais perto do golo), Portugal inaugurou o marcador nos minutos finais do segundo tempo.

À passagem do minuto 82’, o avançado Gonçalo Paciência, servido por Iuri Medeiros, atirou à baliza sem hipóteses de defesa para o guarda-redes sueco. Em cima do minuto 90’, a Suécia repôs a igualdade, através de Tibbling com a bola a desviar num defesa português antes de entrar na baliza de José Sá.

O resultado permitiu o apuramento às duas equipas para as meias-finais do Europeu e para os Jogos Olímpicos. No outro jogo da terceira jornada do grupo B, a Itália venceu a Inglaterra por 3-1, mas ambas as selecções ficaram de fora da fase seguinte.

Portugal irá defrontar a Alemanha nas meias-finais no próximo sábado (27 de Junho), às 17 horas, em Olomouc. Na outra meia-final, a Suécia terá como adversário a Dinamarca.

No próximo ano, a Selecção Nacional de Sub-21 cumprirá a quarta presença em Jogos Olímpicos. A melhor prestação de Portugal no maior evento desportivo do Mundo registou-se em 1996, com a equipa das Quinas a terminar o torneio olímpico no quarto lugar.

Confira a classificação final do grupo B:

1 Portugal – 5 pontos
2 Suécia – 4 pontos
3 Itália – 4 pontos
4 Inglaterra – 3 pontos 

Partilhar