Conselho de Veteranos

Os membros

António Simões
Nascido a 14 de dezembro de 1943, em Corroios, pontificou como jogador na célebre Seleção Nacional dos ‘Magriços’, que conquistou o terceiro lugar no Mundial de 1966. Símbolo da história do Benfica, com cuja camisola foi campeão europeu em 1962, somou 46 internacionalizações pela Seleção Nacional A.





Hilário
Nasceu em Lourenço Marques, Moçambique, a 19 de março de 1939. Começou a jogar futebol em criança no FC Arsenal, um clube que fundou juntamente com os amigos. Conquistou uma Taça das Taças, três campeonatos e três Taças de Portugal ao serviço do Sporting.




Eurico Gomes
Defesa central de personalidade forte, foi o primeiro a sagrar-se campeão nacional pelos três grandes - Benfica, Sporting e FC Porto. Nascido a 29 de setembro de 1955, em Santa Marta de Penaguião, jogou 38 vezes pela Seleção AA.



Carlos Manuel
Figura marcante do futebol português nos anos 80, jogou 42 vezes pela Seleção AA e marcou o inesquecível golo de Estugarda, que voltou a pôr Portugal num Mundial, 20 anos depois dos Magriços. Nascido a 15 de janeiro de 1958, na Moita, ganhou 13 troféus ao serviço do Benfica, clube que representou entre 1979 e 1987.



Paulo Futre
Nascido no Montijo a 28 de fevereiro de 1966, era detentor de um fabuloso pé esquerdo. Formado e revelado no Sporting, brilhou intensamente no FC Porto, clube onde foi campeão europeu em 1987. Rumou depois a Espanha onde se tornou símbolo do Atlético Madrid, sendo um dos primeiros futebolistas lusos a ter sucesso fora de portas.



Carla Couto
Maior referência do futebol feminino português e mais internacional de sempre pela Seleção Nacional, com 145 internacionalizações. Eleita Jogadora Portuguesa do Século, é o ídolo de grande parte das jogadoras portuguesas da atualidade. Nasceu em Lisboa, a 12 de abril de 1974.



Beto Severo
É uma das principais figuras da história recente do Sporting. Formado em Alvalade, esteve presente nos dois últimos campeonatos conquistados pelo clube e venceu ainda uma Taça de Portugal e duas Supertaças Cândido de Oliveira. Jogou 31 vezes pela Seleção.



Nuno Gomes
Natural de Amarante, formou-se e afirmou-se no Boavista, clube onde chegou à Seleção A, iniciando uma ligação de 16 anos. Do Bessa rumou à Luz, e daí, após um fantástico Euro-2000, seguiu para duas épocas na Série A, ao serviço da Fiorentina. Em 2002 regressou ao Benfica, onde conheceu os melhores anos de uma carreira brilhante, pontuada com 79 jogos e 29 golos com a camisola das quinas.



Jorge Andrade
Central de classe acima da média, representou a Seleção A em 51 ocasiões. Lançado no Estrela da Amadora, brilhou depois nos relvados de Portugal, Espanha e Itália, com as camisolas de FC Porto, Deportivo e Juventus, chegando a afirmar-se como um dos melhores e mais cobiçados defesas do futebol europeu. Disputou a final do Euro 2004 pela Seleção Nacional.



Simão Sabrosa
Natural de Constantim, foi mais uma joia da formação de Alvalade. Lançado na primeira equipa do Sporting com 17 anos, e na Seleção A com 19, confirmou as credenciais como um dos maiores talentos da sua geração. Prosseguiu a carreira no Barcelona, atingiu o auge no Benfica e no Atlético de Madrid, num percurso que lhe valeu 85 jogos e 22 golos pela Seleção A.



Hugo Viana
Nasceu em Barcelos, em 1983, mas cedo se mudou para a formação do Sporting. Talento precoce no meio-campo, sagrou-se campeão na época de estreia, e rumou a Inglaterra ainda com 19 anos. Brilhou também em Espanha, mas foi entre Alvalade e Braga que o seu pé esquerdo deixou as marcas mais duradouras.