Faculdade para quê?
- esperança média de vida: cerca de 77 anos
- carreira profissional até aos 35 anos
- vida para além do futebol: 42 anos
Nos dias de hoje, existe uma longa vida pela frente para lá da carreira de futebolista. É urgente e decisivo adequarmo-nos e adaptarmo-nos a esta nova realidade.
Como isso se faz?
- A verdadeira educação faz-nos amar a vida, e abre-nos para a totalidade da vida; a educação está para mim como a bola está para o futebol.
Quando jogo, faço a diferença no momento em que consigo colocar todas as minhas capacidades em acção, físicas e intelectuais. Então como devo fazer nos 40 anos seguintes? Ou melhor tenho a noção que se não cuidar de mim, posso, depois de alguns anos de glória, cair numa depressão longínqua que o dinheiro não cura?
Estar à altura de uma sociedade em constante evolução e transformação mas sempre altamente competitiva: o que significa estar sempre apto, ou melhor, manter a veia competitiva e o desejo de todos os dias melhorar. Esta deve ser a rotina do jogador, faz parte da nossa natureza humana. A superação está no quotidiano, no treino, na parte menos mediática; contudo é aí que, desportivamente, se faz a diferença.
É desta consciência social que escrevo. É este empenho pela vida, pelo que fazemos, que nos torna verdadeiros Homens e que, sobretudo passa para os nossos filhos e depois para os filhos deles.
A glória de um curso superior supera a vitória de uma grande final; é sempre consequência de um trabalho, logo deve ser este o patamar de exigência e a herança que temos para deixar.
Enveredar por um curso superior significa continuar na senda das vitórias, não apenas uma vitória, mas sim um campeonato, vários títulos!
Por essa razão, não devemos considerar os estudos um plano B, um escape, uma precaução ou um hobbie, muito pelo contrário, a formação é uma correspondência à dignidade da pessoa, um serviço, decisivo, que presto a mim próprio.
Este desafio intelectual torna-nos mais capazes, mais humanos e por isso mais felizes. Todos nós sonhamos em estar numa grande final, será porque é fácil? Certamente não o é. Nós fomos feitos para superar as dificuldades, daí o desejo de vitória e esta vitória está nos livros, no gosto pelo conhecimento, pela superação, pela vida...