“Aqui não há problemas se tu és negro ou não, as pessoas recebem-te da mesma maneira”

Há quase uma década em Portugal, com uma passagem por França, o ganês sente-se em casa.
Chegaste a Portugal em 2009 para jogares nas camadas jovens do Portimonense. Como surgiu essa possibilidade?
Um agente viu-me jogar no Gana e gostou de mim, da minha forma de jogar, e acabou por me trazer para o Portimonense, para a equipa de juniores.
Jogar na Europa era um sonho de criança?
Sim, sim, sem dúvida. Sempre sonhei, quando jogava em África, em vir a jogar na Europa.
Antes de vires para Portugal, o que é sabias sobre o futebol português?
Costumava ver alguns jogos em África sempre que passavam na televisão e gostava muito do futebol português. E naquela altura disse a mim mesmo: “tenho de jogar ali”.
Vieste para Portugal com o objetivo de saltar para uma liga mais atrativa ou não fizeste esse tipo de planos?
Sim, claro. Quando cheguei a Portugal sempre pensei em poder experimentar outras ligas, nomeadamente a Liga Inglesa, depois de alguns anos aqui. Era um dos meus sonhos.
Adaptaste-te bem ao nosso futebol?
Encontrei muitas dificuldades. Percebi que tinha de trabalhar muito para atingir o nível que pretendia. Mesmo quando joguei em França, encontrei muitas diferenças para o futebol português. A Liga Portuguesa é muito difícil, agressiva e muito tática. Na Liga Francesa, por exemplo, também jogam de forma agressiva, mas não dão tanta importância às questões táticas como aqui. Já no Gana é também similar ao futebol jogado em França, com um futebol agressivo, mas onde dão menos importância aos pormenores táticos.
E às outras diferenças culturais, como a língua e a comida?
Há muitas diferenças entre o Gana e Portugal. A língua foi o maior obstáculo quando cheguei, mas agora já estou cá há alguns anos e por isso já me adaptei. Quanto à comida, mesmo aqui continuo a comer comida africana. Estou habituado a comprar comida africana, nomeadamente num local no Porto onde vendem, e por isso em casa opto sempre por comida do meu país.
Quando visitas o Gana, o que é que fazes questão de trazer sempre na mala?
Costumo levar camisolas de clubes, sempre. Neste caso, muitas camisolas do Vitória para oferecer à minha família e amigos. Os meus amigos agora têm todos camisolas do Vitória. [risos] Também costumo levar sapatos e roupa para amigos que têm mais dificuldades e que, por isso, não podem comprar. E, sempre que tenho oportunidade, levo-lhes o que posso.
Os portugueses são um povo hospitaleiro?
Sim, sem dúvida. É aquilo que mais gosto em Portugal. Um estrangeiro quando chega a Portugal sente-se sempre bem, como se estivesse em casa. Aqui não há problemas se tu és negro ou não, as pessoas recebem-te da mesma maneira.
Se pudesses escolher, qual era a liga onde gostarias de jogar?
Liga Inglesa. Mas antes disso ainda quero ser muito feliz aqui no Vitória e conseguir os nossos objetivos.
Cumpres a nona época no futebol português. Qual foi a mais marcante?
Todas elas me deram experiência e me ajudaram a evoluir enquanto jogador. Aqui no Vitória foi um desses casos. Sinto que esta passagem no Vitória me está a dar muito, muita experiência e a ajudar-me a desenvolver enquanto jogador. Aliás, a principal diferença que encontro no Vitória é o facto de ser um clube especial com muitos adeptos. Quando jogas, sentes que tens sempre gente à tua volta a apoiar-te e que tens de dar tudo. E eu adoro esse apoio! Talvez por isso considere que estas têm sido duas épocas muito marcantes.
Além de Portugal, também jogaste meia época em França, no Lorient. O que recordas dessa experiência?
Foi uma boa experiência. Um país diferente com um outro tipo de dificuldades. Contudo foi uma época difícil porque a equipa não se conseguiu manter e também por isso quis sair e voltei para Portugal. Mas gostei de lá estar, é um bom clube.
Qual foi o melhor jogador com quem jogaste em Portugal?
Para mim são todos os jogadores com os quais joguei.
Quem é o melhor jogador do campeonato?
Para mim serão sempre aqueles que estão aqui comigo no Vitória. Temos excelentes jogadores, um grande conjunto. Para mim são os melhores.
Perfil
Nome: Alhassan Wakaso
Data de nascimento: 7 de janeiro de 1992
Posição: Médio
Percurso como jogador: Cheetah FC (Gana), Portimonense (juniores), Portimonense, Rio Ave, Portimonense, Rio Ave, Lorient (França) e Vitória SC.