Impressões Digitais: Oliveira (Oliveirense)


O médio da Oliveirense recorda os primeiros passos no futebol, quando era tratado por António Chico.

Qual foi a pessoa que mais influenciou a tua carreira?
O Pedro Miguel foi uma pessoa importante no início da minha carreira. Foi um dos meus primeiros treinadores como sénior. Mas o futebol sempre fez parte da minha vida: o meu pai jogou futebol na Oliveirense, ele e o irmão gémeo, e mal nasci o meu padrinho deu-me uma bola. O meu pai jogou aqui muitos anos, nas camadas jovens até conseguiu chegar à Seleção Nacional, e acho que o meu gosto do futebol vem por aí. E é engraçado: como eram gémeos, um chamava-se António e o outro Francisco, os colegas, para não se enganarem, chamavam António Chico aos dois e eu, quando comecei aqui na Oliveirense, também era tratado por António Chico. Nos juniores, quando fui para o SC Braga, cheguei lá e disseram-me: “epá, com esse nome não dá!”. [risos] A partir daí, até hoje, fiquei Oliveira.

Quem é o teu melhor amigo no futebol?
Tenho um amigo de infância, que jogou comigo aqui na Oliveirense, que é o Bruno Leite. Entretanto deixou o futebol para segundo plano e tem a vida profissional dele. Mas tenho vários, como o Manuel Godinho e o Sérgio Silva, que jogam aqui comigo, o Nuno Santos, que jogou comigo no Santa Clara, o Hernâni Tomás, que esteve comigo quer no Santa Clara quer em Angola, e mantenho boa relação com o Barge, que jogou no Feirense, com o Cris, o Gabi…. É com eles que tenho melhor relação.

Ídolo?
É o Cristiano Ronaldo, de há uns para cá. Quando era mais novo, as minhas referências eram o Rui Costa e o Figo. E houve um jogador, que conheci e comecei a admirar, que foi o Castanheira. Quando fui para o SC Braga ele jogava nos seniores e acho que foi o único jogador a quem pedi uma camisola. Expliquei-lhe os motivos e ele deu-ma. Era baixinho e esquerdino, identificava-me muito com ele.

Clube de infância?
Sempre foi a Oliveirense.

Memória mais marcante no futebol?
As duas subidas de divisão pela Oliveirense e a Taça de Angola que conquistei pelo Benfica de Luanda. Os títulos são sempre marcantes. E, graças a Deus, até hoje, nunca desci de divisão. É outra coisa positiva na minha carreira. Não é fácil e espero acabar a carreira sem descidas.

Se não fosses jogador, o que serias?
Muito sinceramente nunca pensei muito nisso. Sempre gostei de futebol, sempre foi o que quis desde pequeno, mas qualquer coisa servia. Estou no futebol, quero ficar ligado ao futebol, mas, se não estiver, acho que faço qualquer trabalho que tenha de fazer. Por acaso tenho uma loja de flores com a minha esposa, mas não tenho outra profissão com a qual me identifique. Tanto que a minha intenção quando deixar de jogar é seguir a carreira de treinador.

Tens algum ritual ou superstição antes dos jogos?
Sou supersticioso. Costumo benzer-me e pensar nos meus entes queridos que já partiram, familiares e amigos. Gosto de ter uns minutos de reflexão antes de entrar em campo.

Qual é o desporto de que mais gostas a seguir ao futebol?
Voleibol. Também gosto de ver a Fórmula 1, o Moto GP e outros desportos motorizados.

Qual é o teu prato favorito?
Gosto de bacalhau, de mil e uma formas.

Filme favorito?
Sempre gostei mais de comédias. Pode ser A Ressaca.

Programa de TV ou série favorita?
Não sou muito de ver séries, não costumo ficar ligado. Gosto de ver um bom filme e, quando tenho tempo, gosto de ver os programas da manhã. Neste momento estou a acompanhar o da SIC, da Cristina. Sei que não é usual num jogador de futebol, mas gosto.

Livro favorito?
Não consigo ler livros, sou sincero! [risos] Mas, se tivesse de escolher algum, tinha de ser ligado ao futebol.

Grupo ou cantor de eleição?
Matias Damásio.

Férias de sonho?
Desde que sejam com a família…. Tem de ter praia, gosto de praia. Gostei de ir a Punta Cana com a família, mas normalmente vamos para o Algarve e é o que mais gosto.

Cidade favorita?
Oliveira de Azeméis.

Hobby preferido?
Estar com a família e os amigos.

Qual foi o dia mais feliz da tua vida?
O nascimento dos meus dois filhos.


Perfil
Nome: António Manuel Silva Oliveira
Data de nascimento: 1 de abril de 1984
Posição: Médio
Percurso como jogador: Oliveirense (formação), SC Braga (formação), SC Braga B, Oliveirense, Santa Clara, Leixões, Oliveirense, Ethnikos Achnas (Chipre), Bravos do Maquis (Angola), Benfica de Luanda (Angola), Oliveirense, Sagrada Esperança (Angola) e Oliveirense.