Quaresma e Nuno Gomes
São duas referências do futebol português. Ricardo Quaresma regressou a Portugal para nos encantar com o seu futebol. Nuno Gomes, agora dirigente, inicia uma nova etapa da sua carreira profissional.
Ricardo Quaresma
Ricardo Quaresma está de volta a Portugal e com ele a magia do seu futebol. Sou suspeito para falar dele, primeiro porque sou seu amigo e, segundo, porque admiro o seu jogo, único e imprevisível. Admiro sobretudo a sua irreverência. Ricardo Quaresma provoca nos adeptos sentimentos contraditórios, de amor e ódio, só ao alcance dos melhores. Ninguém é indiferente ao seu talento porque ele próprio o reinventa.
O seu regresso ao FC Porto, para tristeza de alguns, surpreendeu-nos a todos. Recriou jogadas que tínhamos na memória e inventou golos impossíveis. Ricardo faz a diferença no FC Porto, faz a diferença em Portugal.
Ora se estas qualidades justificam a sua ambição de estar Mundial, na entrevista que dá à JOGADORES revela também o seu lado pessoal. Um homem mais maduro, de bem consigo próprio, que assume as suas responsabilidades e não foge a nenhuma questão.
Quando, a propósito dos incidentes na Madeira, censuráveis, como o são os excessos que às vezes comete, se quis pôr em causa toda a sua carreira desportiva reduzindo àquele episódio o seu trabalho, obviamente que teríamos de vir em sua defesa.
Reitero, Ricardo Quaresma é meu amigo e prefiro-o, na sua simplicidade e frontalidade, a outros mais “importantes”, mas hipócritas. Ser rebelde, independente, assumir os seus atos, tem um custo. Ricardo Quaresma está disposto a pagá-lo. Este gesto só está ao alcance de alguns. Parabéns Ricardo. Um abraço do tamanho do teu futebol.
Nuno Gomes
Outra referência indelével do futebol português e grande amigo, colocou ponto final na sua carreira. Fazer esta homenagem ao Nuno é uma obrigação. Nuno é um símbolo para a classe dos jogadores. É um exemplo que deve ser seguido. Um exemplo de responsabilidade social.
Nuno tem sobretudo qualidades humanas que tanta falta faz ao futebol português.
É pois, com tristeza, que o vejo colocar ponto final na sua carreira mas alegro-me porque mais um jogador integra as estruturas do dirigismo nacional, e logo num grande clube como o Sport Lisboa e Benfica.
Apraz-me registar o aparecimento do dirigente, dar os parabéns, colocar-me à disposição para ajudar a resolver os problemas do futebol e desejar as maiores felicidades.
Nuno, serás sempre o nosso CAPITÃO.