Que comece o espectáculo!


Domingo, 17h00, Estádio da Luz. Benfica e Sporting vão subir ao relvado para mais um escaldante dérbi. No trabalho, nos cafés e nas redes sociais as conversas são inevitavelmente sobre o grande jogo. Que equipa se apresenta mais forte? Que jogador vai decidir a partida? Que jogada táctica pode desequilibrar as estratégias? Tudo é analisado ao detalhe nas discussões entre colegas, amigos ou mesmo desconhecidos.

O calendário futebolístico dos dois últimos fins-de-semana ficou preenchido com uma jornada de qualificação para o Campeonato da Europa, que se irá disputar no próximo ano, em França, e para o qual Portugal já carimbou o passaporte depois de uma brilhante série de sete vitórias consecutivas, um recorde da equipa de todos nós, e a terceira eliminatória da Taça de Portugal, realizada no último.

Estavam reunidas as condições para que os adeptos andassem alheados do dérbi e que só se pensasse nas referidas competições, mas a realidade foi bem diferente. O dérbi começou a ser disputado fora das quatro linhas há algumas semanas.

Apesar do clima crispado, que se critica, gostaria de destacar o lado positivo. Este ano temos assistido a uma Liga marcada por um alto nível competitivo, tal como se esperava pelas movimentações verificadas durante a pré-época. Chegamos à 8.ª jornada com os três grandes a disputarem a liderança, bom futebol, jogadores top, e com os emblemas nacionais a dar cartas na Europa: Benfica e FC Porto a realizarem boas campanhas na Liga dos Campeões, Sporting, SC Braga e Belenenses na corrida pelos respetivos apuramentos na Liga Europa. Será também interessante verificar se os jogos europeus de Benfica e Sporting, frente a Galatasaray e Skenderbeu, respetivamente, vão ter algum reflexo no dérbi. Espero que não.

Sinceramente, acredito que pela sua qualidade os jogadores darão um excelente espectáculo e saberão respeitar-se.

Uma última nota para o dérbi da Segunda Circular disputado em futsal. O pavilhão da Luz encheu, as duas equipas, que chegavam com cinco vitórias cada em igual número de jogos, praticaram um jogo disputado e com emoção até ao apito final e, felizmente, não houve qualquer incidente entre os adeptos. Que sirva de exemplo para o dérbi da próxima jornada.

Artigo de opinião publicado em: jornal Record (20 de Outubro de 2015) 

Mais Opiniões.