Um olhar sobre 2015


Com 2016 à porta, de olhos bem abertos, recordo 2015:

Cristiano Ronaldo. Estratosférico. Cristiano é o representante maior de uma geração de futebolistas nacionais que afirma a sua identidade e a sua qualidade. Um homem simples do tamanho do Mundo.

Eusébio. Maior do que Portugal. O “Pantera Negra”, sócio-fundador do Sindicato, tem lugar reservado no Panteão Nacional.

Portugal no Euro 2016. Impressão digital. Sete vitórias em oito jogos valeram à Selecção Nacional a presença no Europeu de França. Parabéns!

Sub-21 vice-campeões europeus. Há talento, tanto talento! Os jovens portugueses conquistaram a medalha de prata, com apenas uma derrota em todo o percurso. Rui Jorge e os “nossos” jogadores dão bofetada de luva branca!

Jogadores e treinadores. Portugal no Mundo. Foram 39 jogadores e 8 treinadores portugueses que em 2015 conquistaram títulos lá fora. Estamos em todo o Mundo!

Belenenses na Liga Europa. Pela primeira vez uma equipa 100% portuguesa conseguiu o apuramento para a fase de grupos de uma competição europeia.

Fernando Gomes na UEFA. Os resultados não acontecem por acaso. O presidente da FPF foi eleito para o Comité Executivo da UEFA. Organizou, renovou, apoiou e projectou o futebol português.

Football Welcomes Refugees. Futebol de braços abertos. A família do futebol aderiu à iniciativa do Sindicato e de mãos dadas deu as boas-vindas aos refugiados. As acções valem mais do que as palavras.

Futebol feminino. Os golos mais bonitos. O futebol feminino cresce e com ele as jogadoras. A Jogadora do Século, embaixadora e delegada do SJPF para o futebol feminino, Carla Couto, integra, por nossa indicação, o Comité Mundial da FIFPro para a modalidade.

Portugal campeão do Mundo de Futebol de Praia. Nas areias de Espinho, a Selecção Nacional mostrou que é a melhor do Mundo.

Sindicato dos Jogadores. Empenhamo-nos na procura de soluções para o desporto. Na óptica do jogador, exigimos respeito pelos contratos, denunciámos excessos e más práticas, apoiámos os mais carenciados, pugnámos pela sua formação e qualificação, defendemos a saúde e a protecção social, promovemos o jovem jogador.

Tudo faremos para que o ano de 2016 seja melhor! A todos, em particular aos jogadores, desejo Bom Ano!

Artigo de opinião publicado em: jornal Record (29 de Dezembro de 2015) 

Mais Opiniões.