Jogamos o mesmo jogo


Foi ontem apresentada, no Museu do Desporto, a iniciativa “Em campo jogamos o mesmo jogo”, da responsabilidade do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) e da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF).

As associações de classe, atento o clima de crispação que se vive no futebol português e os potenciais danos que isso pode ter dentro e fora das quatro linhas, entenderam unir esforços no sentido de salvaguardar a relação entre os grandes protagonistas.

O ataque aos árbitros e ao sector da arbitragem, responsabilizando-os pelos insucessos desportivos das equipas, é inaceitável, porque coloca em causa a sua credibilidade e a integridade das competições.

Jogadores, árbitros e treinadores desempenham um papel crucial no futebol, ora como actores principais, ora como modelos de responsabilidade social. Assumindo a sua quota-parte de responsabilidade, não são indiferentes ao que se está a passar e comprometem-se a agir na procura de soluções de entendimento.

Esta iniciativa visa, por um lado, tornar mais entendíveis aos jogadores e aos treinadores as regras da arbitragem e, por outro, promover uma atitude desportiva positiva.

Para o efeito haverá sessões de esclarecimento com os plantéis, respetivos treinadores e dirigentes. Será levada a cabo uma acção pública, na próxima jornada, nos jogos da I e II Ligas.

Finalmente, serão apresentadas medidas regulamentares mais gravosas para os prevaricadores.

Capitão de equipa, árbitro e treinador são líderes dentro e fora das quatro linhas, devendo assumir os seus actos.

No que aos jogadores diz respeito, o capitão de equipa deve, salvo melhor opinião, retomar as suas funções históricas, entre outras, de interlocutor com o árbitro. Deve ser este, sempre que se justifique, a dirigir-se ao mesmo e vice-versa. Para tanto, quer o treinador, quer os demais colegas devem reconhecer e reforçar esse estatuto.

Esta ação vale o que vale! Da nossa parte está dado o primeiro passo e Sporting, Benfica e Porto acompanham-nos nesta acção. Duarte Gomes, que acaba de encerrar um ciclo na arbitragem nacional, é o embaixador.

Artigo de opinião publicado em: jornal Record (26 de Janeiro de 2016)  

Mais Opiniões.