Sporting diz presente!


Arrancou a última fase do projecto ‘Em Campo Jogamos o Mesmo Jogo’, levado a cabo pelas associações de classe que representam jogadores, treinadores e árbitros de futebol. Passamos das palavras aos actos.

A primeira acção formativa, destinada a promover o futebol positivo e o entendimento das regras da arbitragem, decorreu na Academia de Alcochete e contou com a presença de todo o plantel, liderado pelos capitães de equipa, Adrien Silva e Rui Patrício, treinador, Jorge Jesus, equipa técnica e o presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho. Registo a imediata adesão do Sporting e do seu presidente à iniciativa. É verdade que existem divergências, naturais (Bruno de Carvalho defende o clube, eu defenderei intransigentemente os jogadores), mas nos últimos dois anos e meio tem existido diálogo com vista à resolução dos problemas do futebol português. Essa é uma luta de todos. Que deve colocar jogadores, treinadores e árbitros do mesmo lado.

Ontem, os intervenientes corresponderam e os objectivos foram plenamente atingidos. A fasquia ficou, aliás, bastante elevada. O ex-árbitro Duarte Gomes, embaixador, conduziu a sessão, marcada pela explicação fácil, onde ninguém foi indiferente. A partilha de experiências e boa disposição imperaram. O balneário do Sporting disse presente, os protagonistas estiveram à altura do desafio e souberam expor pontos de vista, inquietações, dúvidas. Não houve meias palavras. Tudo foi muito claro.

Esta acção revelou que por detrás de todo o ‘ruído’, próprio de um jogo de futebol, existem metas comuns para os verdadeiros intervenientes no jogo. Todos reconheceram os problemas e demonstraram grande vontade em contribuir para as soluções. Esta acção e as que se seguem devem ter consequências. Na relação entre os protagonistas, na compreensão das regras, na apresentação de propostas concretas para o sector da arbitragem, em sede própria. Em conclusão, esta iniciativa vale pelo empenhamento de cada um e de todos. 

Uma última, mas não menos importante nota para a feliz coincidência de ter estado presente no dia do 28.º aniversário do meu amigo Rui Patrício. Para ti, um abraço do tamanho do nosso futebol.

Artigo de opinião publicado em: jornal Record (16 de Fevereiro de 2016) 

Mais Opiniões.