Sindicato de parabéns


O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) comemora hoje 44 anos de existência. A constituição do SJPF reporta-se a 23 de Fevereiro de 1972, em pleno regime fascista. A primeira comissão directiva era composta por Artur Jorge, Eusébio, Fernando Peres, Rolando, António Simões, Manuel Pedro Gomes e João Barnabé, entre outros.

No primeiro comunicado, exigiam-se "justas condições" e o fim da "Lei da Opção". Jorge Sampaio, ex-presidente da República, foi constituído advogado do SJPF em 1968, a convite de António Simões, com a missão de elaborar os estatutos e de discutir a formalização do Sindicato com o Governo liderado por Marcello Caetano.

Com as transformações na sociedade depois da Revolução dos Cravos, a estrutura sindical ganhou voz activa, mas foi a partir do 'Caso Saltillo' que o SJPF registou uma outra pujança.

Desde então, o SJPF, consciente das suas responsabilidades, sempre lutou e continuará a lutar de forma enérgica pelos direitos dos profissionais de futebol e pela procura incessante de soluções para o futebol português.

Na linha da frente, estiveram sempre os respectivos presidentes. A recordar: Artur Jorge (1973/75), Agostinho Oliveira (1975/77), Vasco Gervásio (1978/80), José Eduardo (1984/86), Shéu Han (Comissão Directiva - 1988/91), Adelino Barros (Comissão Directiva - 1991/93), José Couceiro (1993/96 e 1997/98) e António Carraça (1998/2000 e 2000/2004).

Hoje está representado no plano nacional e internacional, nomeadamente, na Federação Portuguesa de Futebol, Conselho Nacional do Desporto, Tribunal Arbitral do Desporto, FIFPro, Dispute Resolution Chamber da FIFA e no Court Arbitral of Sport.

A experiência e o empenho permanente alimentam a esperança num futuro em que o praticante seja o verdadeiro protagonista. Para que assim seja, impõe-se que os jogadores digam presente. Que assumam uma atitude activa diária, exigindo respeito pelos contratos e pela sua profissão.

Será necessária a participação activa, não só dos titulares dos cargos sociais, como de todos os associados e trabalhadores do SJPF. Paralelamente, impõe-se também um verdadeiro diálogo social entre Federação, Liga, e associações de classe.

A todos os que contribuíram para esta bonita idade, uma palavra se impõe: OBRIGADO.

Artigo de opinião publicado em: jornal Record (23 de Fevereiro de 2016) 

Mais Opiniões.