Filhos da nossa terra


É hoje! Hoje, verdadeiramente, começa o Euro! Hoje somos Portugal! Nos grandes jogos da Selecção, regresso aos meus tempos de infância, em Bragança, onde nasci e aprendi a ser eu! Foi lá que cresci, com os meus amigos. Foi com eles, dentro das muralhas do castelo, na vila, que aprendi a jogar e a gostar de futebol. E aprendi a ver os jogos da Selecção, no café da Dona Isaura! O futebol foi sempre o que nos uniu! Todos tivemos vidas difíceis, muitos foram obrigados a emigrar. 

Se falo hoje nisto é por que sei bem o que significa a nossa Selecção para estas pessoas. Sobretudo para as pessoas com mais dificuldades, mais sozinhas, mais longe, mais velhas. A Selecção não é só amor ao futebol. É isso e muito mais! É um suplemento de alma que nos abre horizontes, que nos aproxima, que nos engrandece, que nos rejuvenesce, que mata a saudade, nos faz acreditar. É verdade, com a Selecção somos nós a dobrar!

Cristiano é o capitão e o símbolo maior desta equipa! Representa tudo o que acabo de dizer. As origens, a família, o trabalho, o esforço, o sonho! Cristiano não engana! Carrega as nossas ilusões e quando diz "siiiiim" e "eu estou aqui" é como se se dirigisse a cada um de nós e a todos pedindo-nos para não duvidar! É verdade, somos homens e mulheres de pouca fé! Da mesma forma que acreditamos, soçobramos! 

Pois bem, hoje é dia de convocar a confiança! Dos nossos avós, pais, filhos, netos, amigos e inimigos! Tenho visto os jogos, acredito que é desta! Cristiano e os outros 22 são filhos da nossa terra! Não estão sozinhos! Nós também estamos aqui! Siiiiim!

Artigo de opinião publicado em: jornal Record (14 de Junho de 2016)

Mais Opiniões.