Ronaldo & Companhia


Ao contrário de muitos, sobretudo os entendidos em futebol, vocês sabem de quem estou a falar, não diabolizo a Selecção. Procuro relativizar os factos, reconhecer tudo o que de bom foi feito, reconhecer os erros cometidos, acreditar na nossa capacidade para os superar e seguir em frente! 

Mas sou dos portugueses que coloca a fasquia elevada. A pedir, a sonhar, faço-o em grande! No Euro não é diferente. Acredito em Cristiano & companhia. Parto com a certeza de chegar em primeiro. "Quanto maior é o voo maior é o tombo", diz o povo. Que se lixe, se cair, levanto-me a seguir. Sou optimista! É a nossa natureza e não pago mais por isso! Deixem-me sonhar!

O que já não se compreende é que depois não tenhamos a capacidade de relativizar e enxergar! A maioria das críticas, quer ao seleccionador, quer aos jogadores, sobretudo ao Cristiano Ronaldo, são injustas.

Não estou a falar das críticas que se fazem durante e a seguir ao jogo, com o coração nas mãos, como se estivéssemos lá dentro! Essas são sinceras, da boca para fora, fazem parte! Mas no dia seguinte estamos prontos, de volta, para apoiar, para gritar! Portugal!

Refiro-me às críticas mais elaboradas, aquelas que estão preparadas, que revelam o que de pior há em nós. Críticas calculistas, eruditas, estamos fartos da "basculação diagonalmente lateralizada e centrada no eixo da bola!", dos ressabiados, sempre à espera dos resultados negativos para falar e dar a facada!

Bolas! Estamos a falar de futebol, da paixão dos portugueses, ame-se ou odeie-se! Deixem- se é de m.... Cristiano & Companhia, nós acreditamos! Sempre!

Artigo de opinião publicado em: jornal Record (21 de Junho de 2016) 

Mais Opiniões.