Continuar a acreditar


É verdade, já estamos nos quartos-de-final! Passo a passo, jogo a jogo, vamos construindo o nosso caminho até à final. No tempo regulamentar não vencemos qualquer jogo dos quatro encontros disputados até agora, mas estamos mesmo nos quartos-de-final. Parece mentira, mas é verdade! Continuamos a acreditar que o sonho de sermos campeões da Europa é possível. Eu acredito!

É verdade que sofremos muito no jogo com a Croácia, é verdade que ambas as equipas não fizeram uma exibição extraordinária, mas o que interessa é o resultado. Em outras fases finais de Campeonatos da Europa e do Mundo, Portugal jogou bom futebol e perdeu, foi eliminado. Temos de ser realistas. O resultado é o que verdadeiramente importa.

A história diz-nos que nem sempre o futebol bonito vence. Temos o exemplo da Grécia que ganhou o Europeu, em 2004, e da Itália que foi campeã do Mundo em 2006, ambas sem praticar um futebol deslumbrante. Temos de estar orgulhosos pelo que a Selecção Nacional tem feito até aqui. O trabalho e a dedicação dos jogadores merecem ser reconhecidos. Convém lembrar que outros candidatos ao título já ficaram pelo caminho. Refiro-me à Espanha e à Inglaterra. Este não é um Europeu fácil. Hoje em dia já não há adversários acessíveis.

Termino com uma referência às 100 internacionalizações de Nani. Entrou para o lote restrito de jogadores portugueses com 100 ou mais jogos pela nossa selecção, juntando-se a Fernando Couto, Luís Figo e Cristiano Ronaldo. Não está ao alcance de todos. Parabéns amigo!

Artigo de opinião publicado em: jornal Record (28 de Junho de 2016)

Mais Opiniões.