"Eu estou aqui!"


O sucesso da nossa Selecção neste Euro 2016 deve-se, em grande parte, a um grupo de jogadores unido e coeso, a uma equipa técnica de qualidade e a pequenos gestos de homens grandes que nos fazem acreditar.

Gestos que dão confiança, que iluminam, que nos dão um suplemento de alma! O jogo, cada vez mais estratégico, mais igual, mais incerto, está mais dependente destes pequenos/grandes gestos. Os líderes, os predestinados, nestas circunstâncias, fazem a diferença. Foi isso que aconteceu no último jogo de Portugal, quando Cristiano assumiu a marcação da grande penalidade. Depois do último penálti falhado, não era fácil! Cristiano é assim, dá a cara, não hesita! Marca.

Ao contrário do que muitos teorizam, o capitão da Selecção Nacional é uma voz de comando, autorizada, em todas as circunstâncias. Cristiano não se impôs pelo estatuto, dá o exemplo, e por isso é reconhecido pelos colegas, demonstra todos os dias ser digno dessa responsabilidade.

Ficou na memória de todos nós a motivação e o incentivo de Cristiano Ronaldo a João Moutinho antes da marcação das grandes penalidades no jogo entre Portugal e a Polónia. Num momento decisivo, com uma carga emocional do tamanho do país, Cristiano foi ele próprio, deu o exemplo e deu confiança a quem precisava dela!

No domingo, voltou a dar sinais dessa responsabilidade. Perante milhares de adeptos à espera de um autógrafo, de uma fotografia, o capitão português disse "eu estou aqui!".

Não se iludam os cépticos, Cristiano Ronaldo é líder dentro e fora de campo, queiramos ou não. Nasceu para vencer! Ainda bem que nasceu em Portugal!

Artigo de opinião publicado em: jornal Record (5 de Julho de 2016)

Mais Opiniões.