Geração CR7
Cristiano Ronaldo marca de forma indelével o futebol português e o futebol mundial. Há um antes e um depois de Cristiano Ronaldo. O sucesso no Euro 2016 é o exemplo maior do que nos ajudou a alcançar.
Cristiano representa uma geração que não se fica pelas intenções. Concretiza. Ambição, coragem, profissionalismo, confiança, disciplina são valores que inspiraram Cristiano Ronaldo na afirmação do seu futebol, do futebol português.
Cristiano Ronaldo, já o disse, nasceu para vencer, e com ele faz vencer uma geração de jovens futebolistas.
No clássico de domingo (Porto-Benfica) estiveram muitos jovens em campo, que foram motivo de orgulho, e que de uma forma ou de outra, se inspiraram e inspiram em Cristiano Ronaldo.
André Silva (21), Gonçalo Guedes (19), Diogo Jota (19), Nélson Semedo (22), Danilo Pereira (25), André Horta (20) e Ruben Neves (19) destacaram se e de que maneira. Parabéns! Temos talento, tanto talento!
Serão muitas e diversas as razões de sucesso desta nova geração de jogadores: o seu talento inato; o apoio da família; a aposta na formação dos clubes; a reformulação dos quadros competitivos e as equipas "B"; as condições e a qualidade do trabalho da Federação Portuguesa de Futebol ao nível das selecções e do futebol amador; a coragem de alguns treinadores…
Mas, permitam-me este ponto de vista. Há uma razão maior. Digo-o com toda a convicção. Cristiano Ronaldo directa ou indirectamente. É verdade que não faz tudo sozinho nem tem essa pretensão mas a sua figura é, no desporto, no futebol em particular, central na mudança de paradigma.
Cristiano não deixa ninguém indiferente, muito menos esta geração de jovens que querem perpetuar o seu legado. Geração que muito lhe deve e lhe está grata.
Cristiano nasceu para vencer e com ele uma geração de excelência do futebol português. A todos um abraço do tamanho do nosso futebol!
Artigo de opinião publicado em: jornal Record (8 de Novembro de 2016)