Edu e o jogo da vida


O futebol, enquanto profissão, representa o sonho de muitos jovens. Alguns salários milionários divulgados na comunicação social ajudam a ‘endeusar’ a actividade e a desviar as atenções dos verdadeiros problemas dos jogadores.

O infortúnio bateu à porta do Edu, jovem jogador do Boavista, a quem foi diagnosticada uma doença do foro oncológico. Na fase de explosão da sua carreira desportiva luta agora fora das quatro linhas. É verdade, os infortúnios não acontecem só no futebol, problemas deste tipo são comuns a qualquer profissão e em qualquer idade. Contudo, quando falamos de jogadores de futebol, esquecemo-nos facilmente disso. Os jogadores e as jogadoras também carecem de descanso devido ao acentuado desgaste físico e psicológico da sua actividade, precisam de investir na educação e formação profissional como forma de assegurar o futuro e necessitam de apoio e garantias sociais quando enfrentam a doença, lesão ou desemprego.

A visão do jogador rico é demasiado redutora. O Edu e tantos outros jogadores, confrontados com o azar que não controlam, convocam-nos para a necessidade de uma política desportiva capaz de valorizar o praticante, protegendo-o, minimizando os riscos que enfrenta, reconhecendo-o como trabalhador.

A criação de um ‘fundo de pensões’ adequado às particularidades da actividade desportiva profissional ou o reforço de um standard mínimo de protecção do jogador(a), quer na legislação laboral aplicável quer ao nível da regulamentação desportiva existente, ganham maior importância quando constatamos a falta de protecção que o jogador enfrenta ao longo da sua carreira.

Numa altura em que se discute a revisão da lei que regula a actividade do praticante desportivo, aqueles que apresentam uma visão turva da realidade, preservando a ‘lei do mais forte’, e fragilizando, ainda mais, as garantias laborais do jogador, devem reflectir sobre o papel do praticante no desporto e sobre a falta de retorno que o desporto lhe traz nas horas mais difíceis.

Tu, Edu, jogas o jogo mais importante da tua vida. Com uma certeza! Vais ganhá-lo! Ao teu lado estão todos os jogadores de futebol. Pessoalmente e em nome de todos, fica a nossa solidariedade, carinho e disponibilidade para gestos concretos. De todos, um abraço do tamanho do nosso futebol!
Mais Opiniões.