Resoluções para 2017


1.Valorizar o praticante/futebolista profissional e amador: o atleta deve ser recolocado no centro da política desportiva. A legislação e a regulamentação devem ter como fim último o praticante.

2. Apostar na educação e formação: investir na qualificação dos praticantes, tendo em vista a sua inserção no mercado de trabalho após o término da carreira de jogador, é investir no futuro. As carreiras duais devem ser uma prioridade!

3. Defesa da verdade desportiva e combate aos resultados combinados: a igualdade deve imperar entre os competidores. Em conjunto com a Federação Portuguesa de Futebol vamos ajudar a minimizar/erradicar o fenómeno do match-fixing. 

4. Perspetivar o emprego: através do Estágio do Jogador para futebolistas sem contrato, garantir, na pré-época desportiva, condições de treino e de jogo aos atletas.

5. Apoiar e proteger o jogador no plano da saúde: o bem-estar dos futebolistas deve estar no topo das nossas prioridades. O projeto de Saúde Mental, que apoie os jogadores no plano psicológico, é um compromisso em marcha.

6. Garantir o cumprimento das obrigações laborais: continuamos a assistir a atropelos no futebol português, nomeadamente o incumprimento salarial e jogadores colocados à margem do grupo de trabalho. Exige-se mais regulamentação e punições severas para os prevaricadores.

7. Promover a igualdade de género: o futebol feminino continuará a ser apoiado pelo Sindicato, tendo em vista o seu desenvolvimento.

8. Combater o racismo e a violência no desporto: a discriminação e a intolerância não podem fazer parte da família do desporto. Continuaremos a promover, como sempre, a luta contra as más práticas. 

9. Assumir um compromisso social e solidário: na relação com a comunidade, promover a inclusão social dos mais desfavorecidos no e através do desporto.

10. Denunciar o tráfico de jogadores menores: através de uma cooperação nacional e internacional efetiva.

11. Retomar o Fundo de Pensões: dar resposta ao final da carreira, ao desemprego e à lesão ou doença grave.

12. Inaugurar a Academia Desportiva e de Formação do SJPF: um espaço desportivo e formativo ao serviço dos jogadores e da comunidade, em parceria com a CM Odivelas.

A todos, um excelente 2017!

Artigo de opinião publicado em: jornal Record (3 de Janeiro de 2017) 

Mais Opiniões.