O Futebol Somos Nós


Sob o lema "O Futebol Somos Nós" o Sindicato realizou nos dias 22 e 23 de Janeiro de 2007, em Lisboa e no Porto, respectivamente, reuniões com os capitães de equipa e os plantéis dos clubes da Liga Bwin e da Liga de Honra.
O objectivo foi o de estabelecer uma relação personalizada com os associados no sentido de debater em conjunto os assuntos mais importantes para a classe, a saber: a formação escolar e académica, a protecção social, a saúde e as garantias salariais.
Importa, ainda que sinteticamente, deixar algumas notas caracterizadoras dessas reuniões.
A primeira para registar a elevada participação reveladora de uma autêntica união da classe e da classe com o Sindicato.
A segunda para destacar o debate aberto e empenhado em todos os temas abordados, permitindo a recolha de valiosíssimos contributos sustentadores das acções a desenvolver.
Por último, o empenho participativo traduzido na constituição de uma Comissão integrada pela Direcção do SJPF, pelos capitães de equipa do FC Porto, Benfica, Sporting, V. Guimarães e Santa Clara e ainda de três figuras emblemáticas do futebol português, com o fim de elaborar e submeter à apreciação do Governo e entidades desportivas diversas propostas.
Atento o exposto, a união da classe leva a sustentar, sem arrogância mas com muito orgulho o aludido lema, ou seja, "O Futebol Somos Nós".

Eleição de Michel Platini

Embora à primeira vista não pareça, não deixa de existir conexão entre o que atrás se refere e a eleição de Michel Platini para o cargo de presidente da UEFA.
Trata-se do reconhecimento do mérito fundado na experiência colhida em longa carreira profissional que nunca poderá deixar de constituir um valor acrescido para o exercício de cargos das instituições desportivas.
Assim, foi agora com Platini, assim será, estamos certos, com muitos futebolistas portugueses num futuro próximo tanto a nível interno, como a nível internacional. Por um lado impõe-se cumprimentar e desejar a Platini os maiores êxitos no exercício das suas funções. Por outro lado, cabe incentivar os jogadores portugueses no sentido da sua qualificação para o exercício de funções directivas.
Finalmente, importa apelar aos dirigentes desportivos na aposta da promoção de acções de formação adequadas às aludidas funções e, consequentemente, à escolha dos mesmos atletas para integrarem as estruturas dos Clubes/SAD.

Eleição de Gilberto Madaíl

O Comité Executivo da UEFA conta, entre os seus membros, com o Dr. Gilberto Madaíl. Trata-se de um justo reconhecimento pessoal e profissional e um orgulho para Portugal e para o futebol português. Duas palavras, portanto, se impõem: Parabéns e felicidades, Dr. Madaíl.

Velhas Glórias

A partir do presente número, a revista passará a integrar uma nova rubrica, d e n o m i n a d a "Velhas Glórias". O reconhecimento foi e é apanágio do SJPF e, como tal honrando o título, pretende-se destacar aqueles que dignificaram o nome do futebol e de Portugal dentro e além fronteiras.
Como não poderia deixar de ser EUSÉBIO dá o pontapé de saída.

Mais Opiniões.