Olhar para o futuro
DENTRO E FORA DO CAMPO DIZ NÃO AO RACISMO
Pelo 4.º ano consecutivo o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol levou a efeito a Semana Contra o Racismo no Desporto, promovida pela União Europeia simultaneamente em toda a Europa.
Em Portugal, dentro e fora dos campo, jogadores, treinadores, adeptos, árbitros, dirigentes, comunicação social, poder político e cidadãos em geral uniram-se contra este fenómeno que urge erradicar.
O combate, como é óbvio, não se esgota nesta acção, antes impõe luta empenhada e constante.
Há quem finja que o racismo não existe. Outros, porém, tal como nós, assumem atitude diversa e, como tal, preconizam, a par de medidas punitivas exemplares, uma pedagogia preventiva privilegiando as acções junto dos mais jovens.
Nunca será de mais, portanto, proclamar a uma só voz NÃO AO RACISMO.
PROTOCOLO FIFPro/FIFA
As instituições representativas a nível mundial do futebol, FIFA, do lado dos Clubes, e FIFPro, por parte dos jogadores profissionais, deram um importante e histórico passo no sentido da conjugação de esforços tendentes à análise e implementação de medidas que respondam ao desafios com que o futebol se debate.
O SJPF como membro da FIFPro não pode deixar de aplaudir com muito agrado a iniciativa esperando que o exemplo seja seguido a nível nacional, pois só assim se dignificará o futebol.
PROTOCOLO SJPF/LPFP
Acompanhando, a nível interno, os objectivos da FIFA e da FIFPro e, por isso, embuídos do espírito, Sindicato e Liga firmaram um Protocolo de Intenções perspectivador de uma frutífera colaboração institucional nos domínios tidos por mais candentes no futebol português.