Simply the Best
Iniciámos esta semana com uma fantástica notícia. O nosso Cristiano Ronaldo voltou a conquistar o mundo e arrecadou mais um prémio que tão bem o descreve, ‘The Best’, atribuído pela FIFA.
Este troféu chega num momento em que o país procura levantar-se após a tragédia dos incêndios florestais e precisa de boas notícias. Todos desejamos que o desporto sirva um país menos focado nos ódios do futebol e mais atento ao que acontece de positivo, para que os seus valores possam sobressair.
O Cristiano é um verdadeiro embaixador de Portugal e um exemplo da superação constante que personifica o ser português. Quero, pessoalmente e em representação dos jogadores de futebol, felicitá-lo por esta conquista. Na falta de novos adjetivos para descrever os êxitos da sua carreira desportiva, deixo um genuíno obrigado.
Aproveito esta oportunidade para elogiar outro vencedor, o Bernardo Tengarrinha, que, a partir de agora, será o embaixador do Sindicato no projeto de ‘Saúde Mental’, desenvolvido em parceira com a Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto.
A forma como o Tengarrinha reagiu ao abandono prematuro do futebol, nas circunstâncias em que foi obrigado a fazê-lo, e o espírito positivo que mantém, fazem-me ter a certeza de que sairá vencedor. É com enorme satisfação que acolhemos o Tengarrinha na nossa equipa e o vemos continuar ligado ao futebol contribuindo, decisivamente, para acabar com o tabu dos problemas psicológicos no desporto.
Aproveito para agradecer aos clubes e demais entidades que manifestaram o seu apoio ao Tengarrinha, bem como a este projeto de ‘Saúde Mental’. Para a implementação das diferentes fases deste projeto e desenvolvimento de um plano de ação, é essencial que os clubes estejam abertos e que os jogadores não fiquem em silêncio.
Artigo de opinião publicado em: jornal Record (24 de outubro de 2017)