O jogador também conta


Neste dia 31 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Poupança e o Sindicato, em parceria com o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, não fica de fora da comemoração.

Na Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, no Porto, vamos falar de poupança e hábitos financeiros saudáveis, debatendo os problemas específicos do jogador no contexto da atividade desportiva.

A sessão tem, também, o objetivo de sensibilizar os mais jovens para o tema, através dos relatos na primeira pessoa. Ninguém melhor do que um (ex)jogador para, através do seu exemplo de vida, transmitir a importância de uma gestão financeira responsável.

O projeto ‘Todos contam e no futebol também’ tem como embaixador o nosso selecionador de sub-21, Rui Jorge, e pretende combater a iliteracia financeira dos jogadores de futebol, uma área nevrálgica para concretizar a formação integral defendida pelo Sindicato.

Ao realizar uma gestão financeira prudente e promover a poupança durante a carreira desportiva, o jogador fica menos exposto às vicissitudes da carreira, em especial aos problemas que resultam do abandono prematuro por doença, lesão ou desemprego prolongado.

Mesmo na transição para outra carreira, fase em que demasiados atletas enfrentam a ‘bancarrota’ e hipotecam o seu futuro, educar é a chave para um desfecho diferente.

E por falar em poupança, quero aproveitar este dia para reforçar o compromisso do Sindicato, em conjunto com a Comissão de Atletas Olímpicos e com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, para a criação do Fundo de Pensões, um regime complementar que ao ser implementado incentivará a poupança do atleta ao longo da carreira desportiva e garantirá um reforço financeiro, através do resgate, no momento em que mais precisa.

Artigo de opinião publicado em: jornal Record (31 de outubro de 2017)

Mais Opiniões.