Parabéns Tarantini


Esta semana quero assinalar o 35.º aniversário do Tarantini. Faço-o a título pessoal e institucionalmente, pelo marco numa carreira exemplar, a vários níveis.

A carreira do Tarantini traduz o modelo de gestão desportiva que o Sindicato defende. Soube conciliar o seu percurso desportivo com a formação, hoje é mestre dentro e fora de campo e está, certamente, melhor preparado para abraçar o desafio da transição de carreira.

A formação académica, aliada aos valores que enquanto pessoa caracterizam o Tarantini, valorizam ainda mais a sua importância para o clube, para os companheiros de equipa e, acredito, para os adeptos.

O papel de capitão de equipa assenta-lhe que nem uma luva, sabe liderar pelo exemplo, tem consciência de classe, percebe que existem temas centrais para o coletivo dos jogadores acima dos objetivos individuais.

Não menosprezo, também, o papel do Rio Ave na carreira do Tarantini. De facto, só um clube especial permite nos dias que correm a afirmação de jogadores com estas características dentro do balneário.

Aproveito a comemoração deste aniversário para deixar uma mensagem a todos os jogadores, independentemente do clube ou escalão competitivo: é possível chegar longe e apostar na qualificação ao mesmo tempo, não desistam da educação, que será a chave do sucesso na vossa transição de carreira.

Finalmente, destaco a última jornada europeia para as equipas portuguesas. Há muito que não tínhamos um pleno de vitórias e, por isso, os feitos de Benfica, Porto e Sporting nesta jornada merecem elogios.

A participação nas competições europeias, além da influência no ranking de Portugal, é um fator determinante para que os nossos talentos permaneçam em Portugal por mais tempo e para que jogadores consagrados escolham o nosso país como destino para o prosseguimento da sua carreira, além das receitas que gera. Vale a pena a aposta.

Artigo de opinião publicado em: jornal Record (9 de outubro de 2018)

Mais Opiniões.