O mundo do futebol: 'Esperanças'...Certezas e Incertezas


A esperança, apesar de sentimento permanente, ganha particular impacto em determinadas datas do calendário. Natal e Ano Novo são duas das mais emblemáticas.

Paralelamente, tendo subjacente um projecto, o sonho e a perspectiva, a concretização implica em certos momentos uma análise retrospectiva. Assim, a par das hipóteses da transformação da esperança em certezas agradáveis, surgem as do desencanto inerente à não concretização dos sonhos e até as que configuram a permanência desses sonhos. Há, por isso, respostas definitivas, configurando certezas, boas ou más, nuns casos, e pendências de expectativas, em outros.

Sobre outra óptica, a esperança, transversal a todos os grupos etários, não deixa de assumir maior relevância na juventude, pois é aqui que, em princípio, o sonho se potencia, porque o futuro é mais longo e as indefinições da vida, a vários níveis, se multiplicam. O mundo do futebol, com as especificidades que encerra, também vive de esperanças.

Ora, com inteira propriedade se impõe destacar, até porque o nome foi brilhante e orgulhosamente honrado, o feito da selecção nacional de sub 21 (Esperanças), na qualificação para o Campeonato da Europa de 2006. Aqui, esperança e certeza são sinónimos Mas, infelizmente, tal não sucede no mundo dos jovens profissionais de futebol.

Importante se afigura, por isso, alicerçar devidamente os sonhos para obviar a que as expectativas legítimas sejam goradas. Neste contexto, a par de outros factores, o papel da formação profissional e académica ganha acrescida importância.

Importa ainda registar os caos em que a esperança se transformou em certezas desagradáveis (incumprimento salarial, sinistralidade desportiva, regime fiscal e de segurança social inadequado, etc...), notoriamente conhecidas.

O SINDICATO está consciente de que, para além do esforço que continuará a desenvolver, os problemas só terão resposta eficaz com a participação da "família do futebol", que tarda em unir-se.

Para finalizar, e sendo este o último número da Revista que saí a lume em 2005, cumpre desejar a todos os jogadores e respectivas famílias votos sinceros de FELIZ NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO, votos que encerram a vontade do SINDICATO de, honrando o seu lema, estar permanentemente EM CAMPO, defendendo a sua dignidade e os interesses do jogador profissional de futebol.

Mais Opiniões.