Odivelas, 2020


Odivelas é candidata a cidade europeia do desporto, em 2020. O Sindicato dos Jogadores escolheu Odivelas para a sua nova casa e esta parceria nasceu do reconhecimento mútuo e da comunhão de uma visão sobre o papel do desporto na comunidade.

O projeto municipal é ambicioso. Odivelas respira desporto para todos, assegura através de infraestruturas de excelência e capacidade para mobilizar os intervenientes em diferentes modalidades, a presença no mapa dos mais relevantes eventos desportivos nacionais, permitindo à população usufruir dos equipamentos desportivos e encontrar espaços que promovem a inclusão e garantem melhor qualidade de vida.

O Sindicato, pelo reconhecimento nacional e internacional que tem granjeado e muito em particular com o apoio da FIFPro, vem trazer a Odivelas um espaço multidisciplinar onde cabem múltiplos e inimagináveis projetos de relação entre o futebol, o desporto e a comunidade, em que o jogador e jogadora são protagonistas e podem, através de múltiplos projetos, contribuir para fomentar valores e construir uma relação de proximidade com a população.

É, por isso, que manifesto pessoal e institucionalmente todo o apoio a esta candidatura de Odivelas. Para que não restem dúvidas da nossa vocação europeísta e da dinâmica que queremos implementar, depois de vermos prorrogado o projeto SPIN por mais dois anos, desta feita para nos dedicarmos ao papel do desporto na inclusão das mulheres, migrantes e refugiadas, através do desporto, somos parceiros de dois novos projetos financiados pelo Erasmus+.

Com o HALT, trabalharemos na sensibilização da comunidade desportiva para o assédio, discriminação e intolerância no desporto, já no YODA desenvolveremos um programa de mentores para as carreiras duais.

Por tudo isto e sobretudo pelo que aí vem, Odivelas merece o nosso apoio.

Artigo de opinião publicado em: jornal Record (23 de outubro de 2018)

Mais Opiniões.