A batalha de Nuno Pinto


Esta semana não posso deixar de manifestar, também por esta via, a profunda tristeza com que recebi a notícia da doença do Nuno Pinto, que o vai obrigar a interromper a carreira desportiva.

Respeitámos o momento escolhido para o anúncio público, pelo que simbolizou. Em conferência de imprensa, colegas de equipa e direção do Vitória de Setúbal solidarizaram-se e tornaram este momento negativo num reforço de união.

Registo este sinal de apoio e espero que nada falte ao Nuno durante esta batalha, merece pelo caráter e humildade com que sempre exerceu a sua profissão. O futebol tem o dever de retribuir aos que dão a vida em campo, quando por infortúnio são obrigados a ficar de fora.

Seja como for, o Sindicato não deixará de estar ao lado do Nuno e da sua família, como noutras ocasiões. Nesta casa, encontrará sempre o apoio de que necessita.

Na semana passada, o Sindicato acolheu a apresentação pública da plataforma e-learning criada no âmbito do projeto GOAL. Trata-se de mais um projeto financiado pelo Erasmus+ que, neste caso, visa promover as carreiras duais, mais concretamente facultar os atletas no ativo uma plataforma que funde conteúdos formativos e "gamificação", isto é, jogos e conteúdos didáticos que facilitam a aprendizagem.

Os módulos de formação do projeto-piloto foram construídos com base num inquérito em que mais de metade da amostra resultou da participação de atletas portugueses.

Estou certo de que a plataforma do GOAL poderá ser uma ferramenta muito interessante para os jogadores, especialmente para os mais hesitantes quanto ao futuro profissional, dando-lhes a oportunidade de aprofundar conteúdos relacionados, por exemplo, com a gestão do desporto e marketing. Desafio todos os jogadores a experimentar: http://goal.csd.auth.gr.

Artigo de opinião publicado em: jornal Record (18 de dezembro de 2018)

Mais Opiniões.