Desta vez eu voto


A Divisão Europa da FIFPro e o Parlamento Europeu celebraram um protocolo, tendo em vista a cooperação no apelo à participação no próximo ato eleitoral.

O Sindicato português associa-se e assume o impacto social do futebol. Queremos promover a consciência cívica, em especial nas gerações mais jovens. É por isso que jogadores e jogadoras de futebol darão o seu testemunho nas próximas semanas acerca da importância do voto e do contributo para uma Europa unida.

O lema é, por isso, "Desta vez eu voto", uma mensagem sobre a importância da participação nas decisões políticas que irão definir o percurso da União Europeia (UE) nos próximos anos, uma Europa ameaçada pela concorrência externa, pela crise migratória e pelo aumento dos movimentos populistas e separatistas, por uma perda de identidade e de consciência sobre princípios basilares de dignidade humana.

O impacto sobre a atividade dos futebolistas é enorme. Atualmente, além da mediação para o setor profissional feita através do diálogo social europeu, os princípios e normativos emanados pela UE são decisivos para a conclusão dos processos de reforma do sistema de transferências, mas também para outras discussões entre representantes de jogadores, clubes e ligas como o sistema de proteção de menores e a liberdade de circulação, o calendário competitivo internacional ou, ainda, a regulamentação da atividade dos intermediários.

Nas próximas semanas, o Sindicato associar-se-á a esta campanha com maior intensidade e com iniciativas onde pretenderá convocar o público e os intervenientes na campanha eleitoral interna, para uma reflexão sobre o desporto europeu e as mudanças para o futuro, quer na vertente profissional e económica, quer na vertente social, em nome de um desporto inclusivo e capaz de afirmar os valores da cidadania europeia.

Artigo de opinião publicado em: jornal Record (23 de abril de 2019)

Mais Opiniões.