Novo Estágio do Jogador
Arranca na próxima semana a 17.ª edição do Estágio do Jogador, uma iniciativa do Sindicato que trará, este ano, muitas novidades a pensar na melhor assistência possível aos nossos jogadores.
Este evento marca o início da implementação do projeto desenhado para as infraestruturas desportivas da Academia do Jogador, em Odivelas, depois de garantida a sua requalificação, onde pretendemos levar a cabo diferentes iniciativas relacionadas com o emprego e a qualificação dos jogadores, dando também a ex-jogadores a oportunidade de se valorizarem depois da transição de carreira.
Na edição de 2019, mantemos a oferta desportiva, através de treinos diários e jogos de exibição, bem como os cursos de formação à medida, numa lógica de promoção da carreira dual e, em concreto, de qualificação em áreas essenciais para assegurar uma transição bem-sucedida.
Este ano existem, ainda, duas novidades a destacar. Por um lado, a implementação de uma unidade de apoio à performance, isto é, fruto de uma nova parceria, garantiremos condições de avaliação individual dos nossos atletas e a definição de um plano dedicado à melhoria da sua condição física, saúde e prevenção de lesões, incrementando, naturalmente, o rendimento desportivo.
Por outro lado, organizaremos o torneio FIFPro, que dará dimensão internacional à competição entre equipas de jogadores livres de diferentes países, estando confirmadas as equipas da Holanda, Espanha e Suíça. Tudo bons motivos para que os jogadores que ainda não iniciaram a época ou definiram o seu novo projeto profissional se inscrevam e participem.
Finalmente, quero dar os parabéns aos nossos heróis do futebol de praia. O ouro nos Jogos Europeus é mais do que merecido, consolida um investimento progressivo numa modalidade em franco crescimento. Mais uma disciplina em que somos referência europeia e mundial.
Artigo de opinião publicado em: jornal Record (2 de julho de 2019)