Os craques de ouro


Esta semana não posso deixar de fazer o balanço de mais uma gala das Quinas de Ouro, evento no qual o Sindicato dos Jogadores tem a responsabilidade de promover as votações dos melhores onzes da Liga BPI, da Liga Pro e da Liga NOS.

O recebimento de um prémio individual é sempre um fator de orgulho e valoriza o trabalho desenvolvido ao longo da época. Mais ainda se esse prémio for atribuído pelos pares, ou seja, pelos demais companheiros e companheiras de profissão, que mesmo na qualidade de adversários sabem reconhecer a qualidade e o mérito como ninguém.

Parabéns a todas e todos os premiados na gala das Quinas de Ouro e parabéns ao nosso Cristiano Ronaldo por adicionar mais uma nomeação para o prémio The Best. A consistência, a qualidade do trabalho e a maturidade fazem do capitão da nossa seleção um símbolo nacional, continuando a levar o nome de Portugal aos principais palcos do futebol europeu.

Independentemente do mérito dos finalistas, pelos registos fabulosos, tanto no seu clube como na seleção, e por se desafiar a si próprio a cada época, Ronaldo é para mim vencedor.

Para terminar, uma nota sobre a ação do Sindicato nas áreas jurídica e educação. Finda a "janela de inscrições" para as competições profissionais, setembro é ainda um mês particularmente difícil para muitos atletas com a situação profissional por definir.

Permanecemos disponíveis para ajudar os jogadores, esclarecendo sobre a aplicação dos regulamentos e sobre os procedimentos mais adequados à situação de cada um. Finalmente, estão abertas as candidaturas para "mentees", jovens atletas que estejam a conciliar desporto e estudos, para participarem no projeto YODA Mentors, financiado pelo Erasmus+, uma iniciativa piloto em que serão formados mentores para a carreira dual e posto em prática um plano de acompanhamento dos atletas selecionados. Participem.

Artigo de opinião publicado em: jornal Record (4 de setembro de 2019)

Mais Opiniões.