#Beactive e igualdade


De 23 a 30 de setembro decorre a semana europeia do desporto, uma iniciativa que começou em 2015 e tem ganho apoiantes, ano após ano. Na sua génese está o incremento da prática desportiva e de hábitos de vida saudáveis na sociedade europeia. O Sindicato dos Jogadores acrescenta-lhe a vertente social, com projetos dedicados a desenvolver o desporto como fator de inclusão e de promoção de alguns dos valores mais importantes para a convivência na sociedade atual.

Um desses projetos é o SPIN Women, financiado pelo Erasmus+, focado na promoção da igualdade de género e participação das mulheres no desporto, como fator de inclusão social. Este ano, quisemos assinalar a semana europeia do desporto com um dia aberto à comunidade, em particular aos jovens, na Academia do Jogador, em Odivelas. Na próxima terça-feira, dia 24, contamos com todos, rapazes e raparigas, para um conjunto de atividades desportivas, orientadas por figuras bem conhecidas do nosso futebol.

Hoje, precisamente uma semana antes deste evento, o Sindicato dá o pontapé de saída no Estádio Nacional, num jogo repleto de estrelas do futebol português que coloca o país (governo, organizações desportivas e demais instituições da sociedade civil) na linha da frente pela promoção da atividade desportiva na Europa. Esta é, sem dúvida, uma missão de todas as organizações que trabalham no sector do desporto, profissional e não profissional.

Numa perspetiva integrada, o desporto é hoje um verdadeiro pilar para o desenvolvimento da cultura europeia. Várias políticas internacionais visam corporizar esta ideia, como por exemplo a promoção da carreira dual e, por isso, o Sindicato quer estar na linha da frente, no apoio ao cidadão, desportista e profissional.

Artigo de opinião publicado em: jornal Record (17 de setembro de 2019)
Mais Opiniões.