Uma Bolsa fundamental


O Sindicato dos Jogadores assinalou o Dia Mundial da Saúde Mental com novidades que fazem parte de um programa de apoio aos jogadores e jogadoras em diferentes áreas, em resposta à Covid-19.

Depois do diagnóstico, passámos à ação e contámos com dois parceiros de excelência, a Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

Hoje, temos em circulação um Guia Prático, concebido para sensibilizar os futebolistas para os sinais de alarme e conselhos essenciais e alargámos o apoio psicológico a uma rede de cerca de quatrocentos profissionais especializados em psicologia clínica e/ou do desporto, validados pela OPP.

Dada a importância do tema e não obstante o trabalho fantástico que tem sido desenvolvido pelo Dr. Pedro Teques, que acompanha vários associados do Sindicato, entendemos, por um lado, que esta temática exige a capacidade para encurtar a distância física entre atleta e psicólogo e, por outro, que não podem ser as condições financeiras a ditar o acesso ou não a esse mesmo apoio psicológico.

Nesse sentido, o Sindicato assume o pagamento das quatro primeiras consultas como medida de incentivo à resolução de problemas que são amplificados depois de uma fase de isolamento e incerteza pessoal e profissional. Estamos muito satisfeitos por poder disponibilizar este serviço de imediato.

Deixo, ainda, uma nota de pesar dirigida à família do Ângelo Martins, um fantástico atleta que agora nos deixa, e uma mensagem de força e alento ao Edinho, que se lesionou com gravidade no último jogo do Cova da Piedade para a Taça de Portugal. Quem conhece o Edinho sabe da sua determinação e resiliência, é um dos jogadores mais experientes e uma voz ativa na defesa da profissão. Estamos juntos.

Artigo de opinião publicado em: jornal Record (13 de outubro de 2020)

Mais Opiniões.