Novidades em fim de ano


Na última crónica de 2020, quero desejar a todos os leitores um novo ano com maior prosperidade, união e humanidade. Quanto a novidades, na ação do Sindicato, a educação tem sido uma prioridade.

Temos conseguido desenvolver formação à medida das necessidades dos jogadores e jogadoras e contamos agora com mais um curso de excelência. O ISCTE, em parceria com o Sindicato dos Jogadores, desenvolveu e já abriu candidaturas para o primeiro curso que, focando-se na transição de carreira, abrange uma especialização em gestor de carreira dual.

Esta figura ainda não está consolidada em Portugal, mas pretendemos implementar os referenciais que resultam não só das ‘guidelines’ europeias, como também do trabalho consolidado pela FIFPro/World Players Association, e aquele desenvolvido ao longo de três anos no projeto Erasmus+, YODA Mentors, focado na criação de uma verdadeira saída profissional para quem acompanha atletas de alto rendimento na compatibilização de duas carreiras, da formação académica com a vida desportiva. Agradeço ao Tarantini, Duarte Lopes e João Pedro Dionísio o desafio e a oportunidade deste trabalho conjunto.

Em final de ano, o Sindicato lança duas revistas. A ‘Players’, com enfoque na educação e o Tarantini como protagonista, um exemplo maior do que é apostar na qualificação, e a ‘W’, com a Jéssica Silva em destaque, numa edição especial criada pelo projeto europeu SPIN Women, totalmente dedicada ao tema da inclusão social de mulheres, migrantes e provenientes de minorias através do desporto.

Final de ano cheio de novidades e mais um prémio para Cristiano Ronaldo, consagrando-o como o maior do século. Não existem palavras para descrever o orgulho no homem e no jogador, cujo legado ficará muito depois da nossa existência.

Artigo de opinião publicado em: jornal Record (29 de dezembro de 2020)

Mais Opiniões.